"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

GPHAVI realiza expedição científica do projeto : História Ambiental da Área de Proteção Ambiental Campos do Quiriri em Campo Alegre-SC.

Foi realizada nesse último final de semana a 1º expedição científica (saída de campo) para a região da APA Campos do Quiriri em Campo Alegre. Estiveram presentes: Gilberto, Martin, Vanessa, Amanda, Kazim e Adriana.


O projeto História Ambiental da APA Campos do Quiriri localizada no município de Campo Alegre – SC, é resultante de uma parceria estabelecida entre Consórcio Quiriri, a ONG-OSCIP Expedições Manoa, o Laboratório de Ecologia e Ornitologia – LEO - da Universidade Regional de Blumenau e do Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí - GPHAVI/FURB, que estão elaborando o Plano de Manejo da APA Campos do Quiriri. O GPHAVI pretende investigar a História Ambiental da região da APA Campos do Quiriri evidenciando no passado da região os processos de desenvolvimento e suas conseqüências para as comunidades humanas e biodiversidade. A análise historiográfica com o viés da historiografia ambiental é uma tendência nova nas pesquisas acadêmicas na área de história. Poucos estudos nesta linha existem no estado e no Brasil, principalmente em áreas onde estão inseridas Unidades de Conservação. A pesquisa produzirá conhecimentos inéditos a respeito da história e das relações que ocorreram entre os homens e a biodiversidade da região.
Região de Campos de Altitude - Campo Alegre - atual
Região de Campos de Altitude - Campo Alegre - Déc 1980

A pesquisa pretende compreender as relações entre a sociedade e natureza no processo histórico do território e entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) Campos do Quiriri no município de Campo Alegre – SC. Este trabalho será realizado com a investigação de fontes históricas, escritas e não escritas sobre a região de estudos, descrevendo o processo histórico de ocupação do território, os usos da biodiversidade pelas populações humanas da região, e as conseqüências da exploração às comunidades e biodiversidade local.
 
Pesquisa no Arquivo Público de Campo Alegre

Os resultados fornecerão dados complementares ao Plano de Manejo da APA Campos do Quiriri, que será realizado pelo Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí - GPHAVI/FURB em parceria com o Consórcio Quiriri, a ONG-OSCIP Expedições Manoa, o Laboratório de Ecologia e Ornitologia – LEO/FURB.
Com esta pesquisa o GPHAVI avança para fora de seu território o Vale do Itajaí, passando a estudar as comunidades do entorno de uma Unidade de Conservação localizada no Norte do Estado de Santa Catarina. A partir de 2009 o GPHAVI além de pesquisar na região do Vale do Itajaí passará a visitar e conhecer novas áreas, que além dessa em questão, avança também para o Estado do Paraná integrando-se com as pesquisas do LAGOE coordenadas pelo prof. Dr. Carlos C. Sampáio do PPGDR da FURB, na APA de Guaratuba, nas comunidades da bacia hidrográfica do Rio Sagrado em Morretes.
Para maiores informações entre em contato: (47) 33210496