"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Curta Documentário "Aperreio"

Com direção de Doty Luz (velho amigo lá de Itanhaém, um dos fundadores da ONG Projeto Água Viva) e de Humberto Capucci, produzido pela Café Cuxá Filmes em São Luiz do Maranhão, o documentário APERREIO foi gravado em diversos municípios no interior do Maranhão e retrata a interferência das mudanças climáticas na vida das pessoas. Através da poesia e sabedoria popular, propõe uma reflexão sobre o atual modelo de desenvolvimento econômico e as consequências das ações de degradação praticadas em nome desse modelo.

O Documentário recebeu o prémio PRÊMIO XIKRIN - MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO no II CurtaCarajás - Festival de Cinema de Parauapebas. Para ver o curta documentário ambiental de Doty Luz e Humberto Capucci acesse o canal do you tube http://www.youtube.com/user/cafecuxafilmes 

terça-feira, 10 de maio de 2011

Bolsista GPHAVI publica artigo na revista Identidade!

Confiram os resultados da pesquisa sobre a História Ambiental do Quilombo Morro do Boi que foi publicado na Revista Identidade!

RESUMO

A pesquisa, voltada para a História Ambiental, tem como foco a análise da relação histórica da comunidade com a natureza, a compreensão do processo histórico de ocupação da região do Morro do Boi, dos elementos extraídos da biodiversidade e a maneira como os moradores os utilizam. Para o levantamento dos dados, a metodologia utilizada foi a pesquisa em fontes bibliográficas e em materiais não escritos - a memória dos próprios moradores. A comunidade Morro do Boi, localizado no município de Balneário Camboriú, foi colonizada por grupos de famílias negras originárias de outras comunidades da região e atualmente somam o total de 16 famílias. Segundo moradores, a agricultura e a caça foram praticadas no quilombo e a madeira serviu para a construção das casas e para fabricação de objetos domésticos e agrícolas. Assim, o desenvolvimento da comunidade inicialmente se fez dependente da floresta.

Acesse o artigo clicando aqui