"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 13 de julho de 2011

História Ambiental da Reserva Biológica Sassafrás (Vale do Itajaí-SC) começa a ser desvendada com IC

Saiu hoje o resultado do Edital de IC da FURB e o GPHAVI sob orientação do Prof Gilberto estará desenvolvendo duas pesquisas com a temática da História Ambiental e áreas protegidas. O edital, e o resultado podem ser acessados nos links correspondentes.


O GPHAVI abre edital para a seleção de bolsistas para essas pesquisas.

BOLSISTAS SELECIONADOS

Segue resumo sobre os projetos. Os acadêmicos (todas as áreas do conhecimento – o grupo é interdisciplinar) interessados deverão procurar o Prof Gilberto no Dep de História e Geografia para entrevista, ou o Historiador Martin na sala do GPHAVI, Campus I, Bloco R, sala 130. Maiores informações podem ser obtidas através do e-m@il gphavi.furb@yahoo.com.br, ou pelo telefone 3321 0496 (em qualquer terminal telefônico da Universidade ligar para o ramal 496). O edital de chamada e datas será colocado no mural do GPHAVI em frente ao CCHC.

Segue resumos:

PIBIC/FURB (desconto de R$360,00 nas mensalidades, o acadêmico não precisa de cadastro com o DAE)

TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS E PROCESSO HISTÓRICO DE OCUPAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA NO VALE DO ITAJAÍ (SANTA CATARINA): ESTUDO DE CASO DA RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL SASSAFRÁS E DO SEU ENTORNO NA GLEBA DO MUNICÍPIO DE BENEDITO NOVO

O Estado catarinense se situa num contexto de diversidade e riqueza de recursos naturais; e de variedade na composição étnica da população que se instalaram e desenvolveram uma intensa pressão sobre os recursos naturais restando, atualmente, fragmentos reduzidos e isolados de biomas e ecossistemas associados. Assim, por abrigar uma das poucas áreas remanescentes da Floresta Atlântica, a Reserva Biológica Estadual Sassafrás (REBES) que recebeu essa denominação por ser o habitat da canela sassafrás, espécie considerada ameaçada de extinção, divide-se em duas glebas: 1) município de Doutor Pedrinho (situação fundiária parcialmente regularizada), e 2) Benedito Novo (situação não regularizada). O histórico de exploração do óleo de sassafrás é considerado um elemento marcante no patrimônio histórico-cultural local. Sob o enfoque da História Ambiental, o objetivo é avaliar as transformações ambientais relacionados ao processo de ocupação humana ocorrido na REBES e do seu entorno na gleba do município de Benedito Novo e suas implicações na conservação da diversidade biológica. Os objetivos específicos são: descrever as características naturais; identificar fontes históricas; compreender o processo histórico de ocupação da região; identificar as influências antrópicas; levantar os elementos extraídos da biodiversidade e determinar suas formas de utilização pelas comunidades; identificar as conseqüências da exploração da biodiversidade; reconstituir o processo de exploração do óleo de sassafrás e produção do safrol; contribuir para o conhecimento dos aspectos histórico-culturais e ambientais; e acompanhar o processo de desapropriação dos proprietários situados na REBES. Os resultados serão obtidos através da coleta de dados em fontes primárias com observações a serem realizadas “in locu”, e entrevistas com o método da História Oral; e de fontes secundárias: bibliografias, relatórios de pesquisas, artigos, trabalhos acadêmicos, noticias de periódicos, documentos oficiais, e material icnográfico. Os dados primários e secundários serão analisados qualitativamente, confrontados e classificados conforme os objetivos específicos, para organizá-los de forma linear e temporal. A pesquisa será uma referência para que a sociedade possa participar no processo para a conservação e do uso adequado do patrimônio natural e público que as unidades de conservação representam; e para a gestão de projetos ou políticas públicas de desenvolvimento sustentável na REBES.



(PIBIC/CNPq remunera R$360,00 em conta no BB – FURB)

TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS E PROCESSO HISTÓRICO DE OCUPAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA NO VALE DO ITAJAÍ (SANTA CATARINA): ESTUDO DE CASO DA RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL SASSAFRÁS E DO SEU ENTORNO NA GLEBA DO MUNICÍPIO DE DOUTOR PEDRINHO

O Estado catarinense se situa num contexto de diversidade e riqueza de recursos naturais; e de variedade na composição étnica da população que se instalaram e desenvolveram uma intensa pressão sobre os recursos naturais restando, atualmente, fragmentos reduzidos e isolados de biomas e ecossistemas associados. Assim, por abrigar uma das poucas áreas remanescentes da Floresta Atlântica, a Reserva Biológica Estadual Sassafrás (REBES) que recebeu essa denominação por ser o habitat da canela sassafrás, espécie considerada ameaçada de extinção, divide-se em duas glebas: 1) município de Doutor Pedrinho (situação fundiária parcialmente regularizada), e 2) Benedito Novo (situação não regularizada). O histórico de exploração do óleo de sassafrás é considerado um elemento marcante no patrimônio histórico-cultural local. Sob o enfoque da História Ambiental, o objetivo é avaliar as transformações ambientais relacionados ao processo de ocupação humana ocorrido na REBES e do seu entorno na gleba do município de Doutor Pedrinho e suas implicações na conservação da diversidade biológica. Os objetivos específicos são: descrever as características naturais; identificar fontes históricas; compreender o processo histórico de ocupação da região; identificar as influências antrópicas; levantar os elementos extraídos da biodiversidade e determinar suas formas de utilização pelas comunidades; identificar as conseqüências da exploração da biodiversidade; reconstituir o processo de exploração do óleo de sassafrás e produção do safrol; contribuir para o conhecimento dos aspectos histórico-culturais e ambientais; e acompanhar o processo de desapropriação dos proprietários situados na REBES. Os resultados serão obtidos através da coleta de dados em fontes primárias com observações a serem realizadas “in locu”, e entrevistas com o método da História Oral; e de fontes secundárias: bibliografias, relatórios de pesquisas, artigos, trabalhos acadêmicos, noticias de periódicos, documentos oficiais, e material icnográfico. Os dados primários e secundários serão analisados qualitativamente, confrontados e classificados conforme os objetivos específicos, para organizá-los de forma linear e temporal. A pesquisa será uma referência para que a sociedade possa participar no processo para a conservação e do uso adequado do patrimônio natural e público que as unidades de conservação representam; e para a gestão de projetos ou políticas públicas de desenvolvimento sustentável na REBES.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Simpósio Internacional de História Ambiental e Desastres

Vem aí o Simpósio Internacional de História Ambiental e Desastres que ocorrerá de 26 a 28 de outubro no campus da UNICENTRO  em Guarapuava PR. As informações sobre o evento estão no site: http://eventos.unicentro.br/historiaedesastres2011/



Segue o texto de apresentação do evento:
Desastres ambientais têm dimensões interpretativas e conceituais diversas. São eventos presentes em registros científicos e não científicos, datados e historicamente contingentes, que constroem narrativas e experiências, e que são abundantes, mas dispersos. Embora saibamos que os instrumentos científicos de mensuração e aferição desses eventos são muito recentes, não passando além da primeira metade do século XX, é imprescindível pensar desastres na relação passado-presente. Essa pluralidade inerente aos desastres demonstra a necessidade de pensá-los numa dimensão histórica das relações entre humanos e mundo natural, por meio da problematização de instituições de manejo de desastres; dos modos pelos quais catástrofes consolidam ou desafiam autoridades científicas, políticas, religiosas e militares; sobre a construção de uma cidadania biológica a partir dos eventos extremos; sobre a possibilidade de aprendizado e soluções criativas aos eventos; sobre a idéia de vulnerabilidade e distribuição social dos desastres; sobre a experiência de desastres no tempo, entre outros aspectos.

Este evento pretende ser um espaço-tempo de discussão, intercâmbio e debate de pesquisas sobre História Ambiental e Desastres, em sentido amplo.

Os trabalhos submetidos serão enquadrados em cinco simpósios temáticos diferentes:

1. História, desastres e refugiados ambientais.

2. Formas históricas de previsão, mitigação e reação a desastres.

3. História ambiental e desastres naturais.

4. História ambiental e tecnodesastres

5. Desastres: percepções

Maiores iinformações no site do evento.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

II Workshop Internacional de História do Ambiente: Desastres Ambientais e Sustentabilidade & GISDay


     Já estão abertas as inscrições para o II Workshop Internacional de História do Ambiente: Desastres Ambientais e Sustentabilidade que vai ocorrer na UDESC (Santa Catarina - Brasil) entre os dias 15 e 19 de novembro de 2011. O evento dá sequência as atividades realizadas em Braga, Portugal em 2010, sendo que nessa versão aqui no Brasil, existirá, para maior quantidade de pesquisasdores aqui do Sul do país, principalmente depois dos episódios de 2008, oportunidade de discutir a temática com apresentações de comunicações e painéis frente e muitos especialistas na área.

Interessados acessar o link do evento em:
http://alfa.locadados.com.br/~workshop/?ver=home