"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sábado, 29 de setembro de 2012

Bolsista do GPHAVI apresenta estudo na XX Semana Acadêmica de História

Vitória, bolsista do grupo desde 2010 apresentou a história da exploração do cal nas Comunicações Livres da XX Semana Acadêmica de História. Os resultados fazem parte de sua última Iniciação Científica da historianda que investigou a exploração do cal e ouro no município de Botuverá





Desde a XIII edição que o GPHAVI apresenta resultados de suas pesquisas na semana acadêmica. É um espaço de troca de idéias, de novos conhecimentos e para aprimorar as técnicas de apresentação de trabalhos em eventos.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CCHC realiza mostra das pesquisas de seus pesquisadores

Todo ano é realizado pelo Centro de Ciências Humanas e da Comunicação uma exposição no hall de entrada do Bloco R, dos trabalhos/pôster das pesquisas realizadas pelos professores dos departamentos de Moda, Comunicação, Ciências Sociais, Ciências da Religião, História e Serviço Social.


Na ocasião os estudos que foram apresentados pelos bolsistas do GPHAVI em 2012 no 2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, e na 6º MIPE, foram expostos para que os acadêmicos tivessem conhecimento. 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bolsistas apresentam resultados no 6º MIPE

Nos dias 19 e 20 foi realizada a 6º Mostra Integrada de Pesquisa Ensino e Extensão da Universidade Regional de Blumenau. Os bolsistas Anderson, Ricardo, Jéssica, Vitória, Nicolas e Evander apresentaram os resultados de suas pesquisas na modalidade de pôster. 




O evento é uma oportunidade para professores, bolsistas e pesquisadores se encontrarem e trocarem idéias sobre suas pesquisas e áreas do saber. Assim como para divulgar o que vem sendo desenvolvido nos grupos de pesquisa, nos programas de Iniciação Científica, que é um momento de treinamento para que os acadêmicos desenvolvam suas habilidades técnico-científicas.

Para conhecer o evento e ver as produções de nossos bolsistas e outras pesquisas acessar:
http://www.furb.br/web/3133/mipe---mostra-integrada-de-ensino-pesquisa-e-extensao/o-evento

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Integrantes do grupo retornam do 2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.

Realizado entre 17 e 19 deste mês o 2º Simpósio de História Ambiental e Migrações foi o maior evento da área realizado em 2012 no país. Foi um espaço de troca de informações, contatos e saberes. Na ocasião estiveram presentes os integrantes do grupo: Vanessa, Gilberto, Martin, Vitória e Jéssica, que apresentaram a comunidade de história ambiental alguns resultados de seus estudos.


Sob orientação do Gilberto, Jéssica e Vitória apresentaram com pôster os resultados de suas iniciações científicas. Vitória tratou da produção de outro em Botuverá no início do século XX. Jéssica apresentou a história de uma comunidade do entorno da Reserva Biológica do Sassafrás, onde houve desde o século XIX exploração dessa espécie para a produção do safrol.


Vanessa apresentou os resultados sobre o aprofundamento da pesquisa História Ambiental dos Campos do Quiriri, investigando a história das invasões biológicas. Martin apresentou uma síntese de sua dissertação de mestrado que analisou a formação, o desenvolvimento e os impactos ambientais da rede sociotécnica da piscicultura de Blumenau.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Paul Singer na FURB

ADIADA*
Ocorrerá no dia 27 de setembro, das 19:00 as 22:00 horas, no auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau a conferência do Dr. Paul Singer apresentando o tema: Felicidade Interna Bruta (FIB) e as possibilidades de desenvolvimento solidário. O evento é uma organização do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional.


Maiores informações, e como participar, entrar em contado com o PPGDR através de:
a)Fone: (47) 3321 0507;
b)Mail: ppgdr@furb.br
c)Blog: http://desenvolvimentoregionalfurb.blogspot.com.br/

Informamos o cancelamento da palestra (27/09/2012) “FELICIDADE INTERNA BRUTA (FIB) E AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO SOLIDÁRIO” com PAUL SINGER, por motivos de agenda imprevista e inadiável do palestrante, no Governo Federal.
A mesma atividade acontecerá em data a ser comunicada nos próximos dias.

Att.

Prof. Luciano Félix Florit
Coordenador do PPGDR

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Vem aí a XX Semana Acadêmica do Curso de História da FURB - Movimentos Sociais na América Latina

Vem aí mais uma semana acadêmica do curso de História da FURB. A Semana é uma iniciativa dos acadêmicos e do colegiado de História, e neste ano, a XX edição apresenta uma série de palestras que englobam a temática dos Movimentos Sociais na América Latina. Paralelamente ocorrem comunicações livres, espaço para acadêmicos e demais pesquisadores apresentarem suas pesquisas. O evento ocorre no Campus I da Universidade Regional de Blumenau, no Auditório dos Bloco T, entre 24 e 28 de setembro.


Maiores informações sobre a XX Semana Acadêmica de História visitar o blog do CAHClio

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Entrevista com German Palacio Castañeda

Segue na montagem divulgada no YOUTUBE, entrevista realizada com o Professor German Palacio Castañeda que foi realizada durante o VI SOLCHA na Colômbia. O professor é um dos fundadores da sociedade e um dos percursores da História Ambiental na acadêmica colombiana.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012




Está disponível na Revista HALAC os estudos publicados no último encontro que foi realizado na Colômbia: VI Simpósio da Sociedade Latino America e Caribenha de História Ambiental. É uma oportunidade para os que não foram, assim como para os pesquisadores terem material sobre área para aprimorarem suas revisões, e acercarem-se das temáticas e investigações.



Para acessar os estudos basta clicar na imagem da capa da revista .


A revista possui chamada de artigos, e os interessados deverão verificar as normas para o envio dos trabalhos.






terça-feira, 4 de setembro de 2012

Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais - LABEAM

Durante o primeiro semestre de 2012 foi criado o Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais - LABEAM, cujo objetivo é ter um espaço e incentivar discussões, estudos e pesquisas relacionadas com a antiguidade e o medievo.


Para conhecer o espaço virtual do LABEAM acesse o link:

Essa iniciativa possibilita aos estudantes da graduação de História mais uma oportunidade de treinamento e aprimoramento como historiador.

sábado, 1 de setembro de 2012

GPHAVI temporariamente em novo espaço

Após início da reforma do CCHC em 17 de julho o grupo ficou sem um espaço para centralizar suas atividades de pesquisa. Durante este período os bolsistas e pesquisadores usaram diversos espaços na Universidade para suas atividades, principalmente no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, no qual agradecemos muito. 




Temporariamente o GPHAVI colocou a partir desta data seus pertences na antiga sala da direção do centro, onde os bolsistas e pesquisadores passaram a realizar suas atividades. Neste espaço, sala R-109 ficarão os Grupos de Pesquisas do CCHC, e o GPHAVI terá seu espaço definitivo após termino da reforma, início de 2013.