"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Pesquisador apresenta em TCC resultados de pesquisa sobre a História Ambiental das comunidades ao Sul do do Parque Nacional da Serra do Itajaí

O pesquisador Martin graduou-se em Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais realizado pela PARFOR/CAPES na FURB. Neste dia apresentou seu trabalho de conclusão de curso intitulado INTERAÇÕES HUMANAS NA FLORESTA ATLÂNTICA NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO ITAJAÍ: COMUNIDADES DE APIUNA, VIDAL RAMOS, PRESIDENTE NEREU E BOTUVERÁ-SC. A banca foi composta pelos professores Darlei de Andrade Dulesko, Nelson Afonso Garcia Santos e por Gilberto Friedenreich dos Santos.
O trabalho, orientado pelo professor Gilberto, teve como finalidade concentrar os resultados coletados nos últimos 3 anos de pesquisa nestas localidades. Durante esse processo foram realizadas 4 Iniciações Cientificas com recursos do FUNDES - SC, e PIPe - SC, e FAPESC. Segundo o pesquisador, a área foi investigada tendo a História Ambiental e a Sociologia Ambiental como bases teóricas e metodológicas. Nas fontes estudadas sempre esteve presente no desenvolvimento das comunidades a exploração econômica da natureza. A região do estudo foi ocupada e explorada em sincronia com os ciclos econômicos
regionais, principalmente relacionados ao da madeira e do fumo. A exploração ocorreu de forma desordenada e vem provocando a escassez dos recursos das comunidades, contaminação por agroquímicos, e provocando desequilíbrio ambiental. Para ver mais acesse aqui.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Projetos aprovados para 2014-2015 de História Ambiental

É com satisfação que anunciamos a aprovação de 3 projetos institucionais (Universidade Regional de Blumenau) à serem realizados até agosto de 2015. São eles:

EDITAL PROPEX Nº 05/2014 – PIBIC-EM/CNPq (ver)
Projeto: 
As Unidades de Conservação no município de Blumenau (Santa Catarina).
Nesta pesquisa ocorre a parceria com uma escola de Ensino Médio, gerando 1 bolsa remunerada ao estudante bolsista da escola, que passa a integrar a equipe do GPHAVI.

EDITAL PROPEX Nº 01/2014 - PIBIC/CNPq - PIBIC/FURB (ver)
Projetos:
a)Historia das Unidades de Conservação (Federais, Estaduais e Municipais) no Vale do Itajaí.
Pesquisa que gera ao estudante de graduação uma bolsa PIBIC CNPq.

b) O processo histórico de uso do solo como contribuição à história e memória do município de Dona Emma (Vale do Itajaí, Santa Catarina).
Pesquisa que será realizada em parceria com o Centro de Memória de Dona Emma,  e possibilita ao estudante de graduação que mora na região uma bolsa PIBIC FURB.

As pesquisas serão realizadas no laboratório do GPHAVI (Campus 1, Bloco R, sala R-109), e em campo de pesquisa, o que condiz a uma dedicação mínima de 20 horas semanais. (observar nos editais problemas de confronto de bolsas, e itens vedados aos bolsistas). Os estudantes interessados nas pesquisas deverão procurar o GPHAVI para obter informações sobre as atividades e obrigações do bolsista. Principais critérios de escolha: Estar regularmente matriculado em uma graduação da FURB (Aprecia-se a interdisciplinaridade), não estar trabalhando ou ter disponível no mínimo 20 horas semanais para cumprir no laboratório e em campo, não possuir bolsa que confronte com a origem orçamentária, ter um perfil autodidata, gostar de ler, escrever, conversar, ter boa observação, experiência em atividades de escritório, assim como o impreterível interesse e experiência nos estudos com a temática das interações sociedade e natureza, e gostar de estar na natureza. No ato da conversa de seleção apresentar cópia de Histórico escolar do curso que faz, e um currículo vitae (ou lattes). Observem os horários de funcionamento de julho, ou agende uma visita através do telefone (47)3321 0438, ou pelo e-mail: gphavi.furb@yahoo.com.br.