"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Pesquisador apresenta trabalho do 3º SEDRES

O pesquisador Martin apresenta o trabalho A contribuição da História Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável no 3º SEDRES. Conforme o pesquisador no contexto da crise ambiental a historiografia ambiental passa a produzir um conhecimento a respeito do uso da biodiversidade e pode ser usada no planejamento de políticas públicas de desenvolvimento sustentável. O objetivo do artigo é discutir o papel da inserção da historiografia ambiental como uma metodologia de estudos para o desenvolvimento regional, enfatizando de que forma ela produz conhecimentos que orientem/complemente a formulação de agendas de políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Tenho como tese que com os estudos da História Ambiental é possível averiguar as limitações e vocações dos territórios obtendo informações uteis para orientar processos de desenvolvimento sustentável. 

Assista a apresentação de slides aqui:

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Bolsistas FUNDES apresentam estudo no 4º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações

Foi apresentando pelos bolsistas FUNDES 2014-15 Wilham Verner Zilz e Dilso Roecker Junior o estudo A territorialidade e as transformações ambientais nas comunidades tradicionais de pescadores da Ribeira e da Costeira – SC no 4º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.

Conforme os bolsistas pesquisadores, as comunidades pesquisadas,  Ribeira e Costeira estão localizadas no Canal do Linguado, litoral norte de Santa Catarina. A pesquisa partiu com o enfoque da História Ambiental para compreender a territorialidade das comunidades tradicionais pesqueiras e caracterizar as transformações ambientais. As percepções dos pescadores apontam períodos de extremo calor, excesso de chuvas, imprevisibilidade do tempo e aumento da incidência dos ventos como dificultadores. O território das comunidades modificou-se no decorrer das décadas, paulatinamente conforme as modificações ambientais. Destacam-se tensões e embates entre pescadores artesanais e outros setores para manter-se na atividade.








Acesse o estudo completo nos anais do evento clicando aqui.

Encontro do GT Nacional de História Ambiental


Caros(as) colegas


Renovamos o convite para participar do Encontro Aberto do GT Nacional Historia Ambiental, no dia 14 setembro/2016, as 14 horas, como parte da programacao do 4 Simposio Internacional de Historia Ambiental e Migracoes, que esta acontecendo em Florianopolis SC. A pauta sera:



1. Relato das atividades do Grupo;
2. Criacao de novos GTs estaduais de historia ambiental;
3. Propostas de simposios tematicos para o Simposio Nacional de Historia 
da ANPUH;
4. Assuntos gerais.



Atenciosamente,
Marcos Gerhardt, Susana Cesco e Samira P. Moretto
Coordenacao do GT Nacional Historia Ambiental/ANPUH