Estão abertas as inscrições para o Simpósio Rachel Carson de História Ambiental, organizado pelo Laboratório de História Ambiental e Estudos de Gênero da Universidade Estadual do Centro Oeste, em Guarapuava Paraná. Foi divulgada a chamada para inscrições de coordenadores de simpósios temáticos e o prazo para envio de propostas vai até 31 de julho. Para saber mais fique atento nas postagens do blog, ou acompanhe as notícias pelo GT Nacional de História Ambiental clicando aqui, ou na divulgação do evento clicando aqui.
domingo, 30 de junho de 2019
quarta-feira, 5 de junho de 2019
GPHAVI 16 anos pesquisando a História Ambiental da Mata Atlântica do Vale do Itajaí
Hoje, dia mundial do meio ambiente o grupo completa 16 anos pesquisando História Ambiental na Mata Atlântica do Vale do Itajaí. O grupo busca dentro da perspectiva do conhecimento complexo conhecer as relações/interações entre a sociedade humana no ambiente, e está composto por pesquisadores da História, Geografia, Biologia, Sociologia, Antropologia, Engenharias Florestal e Ambiental.
Nesses anos de muita dedicação, trabalho e voluntariado foram realizadas mais de 40 pesquisas de Iniciação Científica e Extensão, possibilitando a 45 estudantes conhecimento e recursos para seus estudos, e levar as comunidades estudadas conhecimento sobre o seu passado e suas formas de desenvolvimento. Foram realizadas 3 pesquisas científicas com recursos FAPESC, e prestados serviços técnico científicos através dos pesquisadores na elaboração de Planos de Manejo de UCs. Também o grupo participou sendo representado pelos pesquisadores na coordenação de Simpósios Temáticos junto com parceiros importantes da UFSC e UNESC, assim como no Grupo de Trabalho de História Ambiental de Santa Catarina.
Essas atividades foram em parte divulgadas através de mais de 100 artigos publicados em eventos, mais de 20 artigos publicados em periódicos, mais de 5 capítulos em livros, e divulgação em nosso Blogue que hoje tem mais de 77 mil acessos, tendo por exemplo, pesquisadores da Rússia, Estados Unidos, Alemanha como principais leitores depois dos brasileiros.
Hoje o GPHAVI possui reconhecimento na Universidade Regional de Blumenau e é conhecido nacional e internacionalmente, o que leva nosso nome e o da FURB para os quatro cantos do Mundo.
Assinar:
Postagens (Atom)