APRESENTAÇÃO
(Data da postagem: 05/07/2024)
O projeto de pesquisa "A Divulgação Científica em Redes Sociais" é coordenado pelo historiador e cientista social Dr. Martin Stabel Garrote em colaboração com a bióloga Dra. Vanessa Dambrowski e o geógrafo Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos. O projeto, desenvolvido no Grupo de Pesquisa em História Ambiental do Vale do Itajaí (GPHAVI), teve início a partir do interesse de Martin em analisar como as redes sociais estão disseminando conhecimento na área da história ambiental. Isso ocorreu a partir da criação e monitoramento do engajamento social nas de ferramentas web como o blog, facebook, youtube e principalmente instagram do GPHAVI.
Diante dessa questão, os pesquisadores propuseram uma pesquisa exploratória através de uma Iniciação Científica (IC), dando início ao desenvolvimento do projeto. Posteriormente, motivados pela possibilidade de um edital de estágio pós-doutoral, Martin propôs uma pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, que foi aceita. Por ser voltada para o campo do Desenvolvimento Regional, a proposta parte com o objetivo de investigar a divulgação científica produzida pela pesquisa dos Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado) do Brasil.
A pesquisa de pós-doutoramento "A Divulgação Científica dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional em Redes Sociais no Brasil" teve início em julho/agosto deste ano e está programada para ser concluída em 12 meses. A partir de julho de 2024, iniciaremos a divulgação deste projeto de pós-doutorado em nosso blog, Instagram, Facebook e canal do YouTube. Além disso, vamos compartilhar outras pesquisas do grupo que porventura se engajem na proposta maior de analisar a divulgação científica em redes sociais.
Essas iniciativas visam não apenas ampliar o alcance e a visibilidade das pesquisas realizadas, mas também promover uma maior interação com a comunidade acadêmica e o público interessado em desenvolvimento regional e divulgação científica.
Acompanhe o desenvolvimento da pesquisa a partir das notificações e publicações mensais do seu processo de desenvolvimento. No menu da direita localize a página do projeto, acesse e acompanhe. Em breve traremos maiores novidades sobre as etapas da pesquisa.
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Aprovamos a IC para o Ensino Médio Investigando a Divulgação Científica de História Ambiental nas Redes Sociais
(Data da postagem: 09/07/2024)
O GPHAVI aprovou o desenvolvimento de uma nova Iniciação Científica que contará com o apoio de dois estudantes do ensino médio da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI). O projeto, intitulado "A Divulgação Científica de História Ambiental nas Redes Sociais: Investigando a Produção dos Grupos de Pesquisa do Sul e Sudeste", tem como objetivo explorar como a História Ambiental está sendo comunicada ao público através das redes sociais pelos grupos de pesquisa das Instituições de Ensino Superior (IES) das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Como já sabemos, a História Ambiental é um campo de estudo que tem se consolidado ao longo dos últimos anos em resposta aos desafios ambientais contemporâneos e à necessidade de entender as complexas relações entre os seres humanos e o meio ambiente ao longo do tempo. Conforme destacado por estudiosos, a História Ambiental não apenas examina como na História Humana a natureza é uma dimensão importante, mas também investiga de que maneira as atividades humanas impactaram os ambientes e os resultados dessas interações para ambos os lados. Desde seu desenvolvimento na academia, carrega nos estudos, compromissos éticos com a agenda ambiental, e, por isso, a divulgação científica se torna uma ferramenta essencial para disseminar conhecimento, promover debates públicos e engajar a sociedade nas questões ambientais. Hoje as redes sociais e o uso dos Smartfones levam o conhecimento a outras possibilidades de compreensão pela comunidade em geral. E isso efetiva o conhecimento e a reciprocidade existente no papel político do conhecimento científico. Assim, esta Iniciação Científica tem como proposta estabelecer através de um levantamento exploratório o início de estudos para entendermos o fenômeno da divulgação de conteúdos de História Ambiental. E com esta pesquisa em participar, que poderá se tornar IC de graduação, identificando como os grupos de pesquisa utilizam as redes sociais para promover seus conhecimentos.
Esta pesquisa de Iniciação Científica está vinculada ao projeto Divulgação Científica em Redes Sociais, no qual estamos desenvolvendo duas pesquisas paralelas. A primeira, liderada pelo pesquisador Martin durante seu pós-doutorado, analisa a divulgação científica dos programas de pós-graduação em desenvolvimento regional no Brasil nas redes sociais. A segunda é a recém-aprovada Iniciação Científica, foco deste texto, que foca especificamente na História Ambiental e na divulgação dos grupos de pesquisa das regiões Sul e Sudeste do país.
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Primeira reunião da IC: "A Divulgação Científica de História Ambiental nas Redes Sociais"
(Data da postagem: 13/09/2024)
Na última quarta-feira 11/09, demos início às atividades do projeto de Iniciação Científica "A Divulgação Científica de História Ambiental nas Redes Sociais", coordenado pelo professor Gilberto com orientação do pesquisador Martin. Durante o encontro, os estudantes bolsistas PIBIC-CNPq Ensino Médio, Letycia e Gabriell, da ETEVI, tiveram a oportunidade de conhecer o espaço do GPHAVI, explorar os detalhes da pesquisa e receber as leituras preliminares que irão orientar o desenvolvimento do projeto.
Na foto abaixo, (da esquerda para direita: Gabriell, Letycia e Martin), no primeiro encontro, onde discutimos as estratégias iniciais e definimos os próximos passos da investigação. O projeto faz parte da iniciativa mais ampla intitulada "A Divulgação Científica nas Redes Sociais", que já conta com uma página dedicada em nosso blog, confira.
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O que os Estudantes Pesquisadores do PIBIC CNPq Ensino Médio da FURB estão desenvolvendo em suas Pesquisas de Iniciação Científica?
(Data da postagem: 20/10/2024)
No decorrer da Iniciação Científica dos estudantes do PIBIC CNPq Ensino Médio da FURB, já foram realizadas três reuniões de orientação. Nesses encontros, os pesquisadores em formação tiveram a oportunidade de aprender uma metodologia importante para o trabalho acadêmico: o fichamento de textos, ferramenta essencial para organizar as leituras e sintetizar as informações.
Os estudantes foram apresentados a diversas obras de referência, com destaque para o artigo Para Fazer História Ambiental, de Donald Worster. Além disso, tiveram contato com a entrevista de Worster intitulada Por uma História Ambiental Planetária, publicada na revista Esboços. Outro texto importante que está sendo trabalhado é A Última Catástrofe Planetária? História ambiental e história do tempo presente, uma aproximação necessária, de Elenita Malta Pereira e Alfredo Ricardo Silva Lopes.
Com base nessas leituras iniciais, os estudantes estão se preparando para realizar uma revisão bibliográfica que busca explorar o campo da História Ambiental, analisando o que é, como se originou e como se desenvolve o estudo dessa área. Essa abordagem visa não apenas consolidar o entendimento teórico, mas também identificar as principais vertentes e debates acadêmicos que sustentam a História Ambiental no cenário contemporâneo.
Além das obras mencionadas, os estudantes também estão estudando conceitos fundamentais, como o de Divulgação Científica, um aspecto crucial para comunicar e disseminar os resultados das pesquisas acadêmicas. Nesse contexto, estão realizando a leitura de textos como O que é Divulgação Científica?, de Henrique César da Silva, que oferece uma introdução ao conceito e à importância da divulgação científica no Brasil.
Outro material de estudo é o texto Divulgação Científica e Percepção Pública de Brasileiros(as) sobre Ciência e Tecnologia, de Fernando Delabio, Débora Piai Cedran, Lorraine Mori e Neide Maria Michellan Kioranis, da Universidade Estadual de Maringá. Este artigo aborda a relação entre a popularização da ciência e a percepção pública da ciência e da tecnologia entre os brasileiros, explorando como o entendimento dessas áreas impacta a sociedade. Com uma abordagem crítica e analítica, os estudantes aprofundam-se nas interseções entre a ciência, sua comunicação e o público em geral, contribuindo para um melhor entendimento do papel da ciência na vida cotidiana.
Essas leituras e reflexões são parte essencial do trabalho de Iniciação Científica, permitindo que os alunos desenvolvam um entendimento profundo das áreas de estudo, além de aprimorar habilidades analíticas e críticas necessárias para a construção de suas próprias pesquisas.
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