Figura 1: habitantes das águas em Costa Rica. Fonte: Prof. Gilberto F dos Santos
Professor Coordenador do GPHAVI Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos retorna após apresentar paper no XIII Encuentro de Geógrafos de America Latina - EGAL, realizado na Costa Rica, entre 25 e 29 de julho de 2011.
O artigo com o título: História da Ocupação Humana e do Uso da Natureza na Microbacia Hidrográfica do Rio Sagrado (Morretes, Paraná, Brasil), trata das relações sociedade e natureza nas comunidades de Rio Sagrado de Cima, Canhembora, Brejumirim e Candonga, microbacia hidrográfica do Rio Sagrado, município de Morretes, Paraná. Das 520 famílias, 270 são residentes, predominando pequenos proprietários rurais, e 250 são não-residentes. A localidade pertence à Área de Preservação Ambiental (APA)de Guaratuba, que é uma Unidade de Conservação Estadual. O objetivo do presente artigo é compreender o processo histórico de ocupação humana e dos recursos naturais pelas comunidades através da abordagem da história ambiental. A partir do uso da metodologia da História oral, foram realizadas cinco entrevistas com moradores mais antigos das comunidades,que permitiram resgatar lembranças e fatos históricos. Os primeiros habitantes da região de Morretes foram os índios tupis-guaranis e os carijós, que tiveram os contatos com os colonizadores, sendo esses, primeiro os portugueses e depois os espanhóis, os quais determinaram o modelo de desenvolvimento econômico explorando recursos naturais. A ocupação efetiva da microbacia começa no século XIX, e explorada em função da sincronia com relação aos ciclos econômicos regionais, como exemplo, na década de 1970 e 1980 com a exploração madeireira. Inicialmente a caça foi primordial para subsistência das comunidades e posteriormente intensificada para o comércio. Estas interferências antrópicas reduziram a biodiversidade da região.
Palavras-chave: História Ambiental, História Oral, Microbacia Hidrográfica do Rio Sagrado.
Figura 2: Paisagem modificada. Fonte: Prof. Gilberto F dos Santos
O artigo completo pode ser visualizado no link:
http://pt.scribd.com/doc/62513501/EPH-031-Gilberto-Friedenreich-Dos-SantosAlém do artigo, o professor Gilberto foi conhecer as interações homem-natureza, e deixa um resumo do que viu em loco através das fotos publicadas nesta postagem.
Figura 3: Exemplar da avifauna. Fonte: Prof. Gilberto F dos Santos
Figura 4: Área cultivada. Fonte: Prof. Gilberto F. dos Santos
Figura 5: Área de floresta. Fonte: Prof. Gilberto F. dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário