Desde 2014 o GPHAVI passou a integrar o rol de grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau, e tendo o professor Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos, coordenador do grupo, como docente do programa. O que de fato insere a área da História Ambienta como uma possibilidade de estudos na área do Desenvolvimento Regional.
A partir de 2015 o pesquisador Martin Stabel Garrote passa a participar como discente do PPGDR, tendo o professor Gilberto, geógrafo, como orientador, e o professor Dr. Juarez José Aumond, geólogo, como seu co-orientador no estudo doutoral. A pesquisa integrará os estudos realizados nos últimos 10 ano no entorno e região do Parque Nacional da Serra do Itajaí pelo grupo. O objetivo do estudo, conforme Martin, é verificar os processos de desenvolvimento antes e depois da criação do Parque Nacional Serra do Itajaí, identificando as limitações e vocações do território, e propor às comunidades alternativas de desenvolvimento. Martin propõe com o estudo uma nova linha de pesquisa para o GPHAVI, em sua nova fase na pós-graduação: História Ambiental e Desenvolvimento Regional. O seu objetivo é compreender o processo histórico de ocupação e uso dos recursos naturais, os
processos de desenvolvimento regional, a problemática ambiental decorrentes
desses processos e propor modelos, indicadores de desenvolvimentos mais
sustentáveis. As análises partem de uma visão sistêmica e interdisciplinar e transdisciplinar. A ideia central é que com investigações de História Ambiental se produz um conhecimento fundamental para se propor "desenvolvimentos" no antropoceno, diz Martin. Dentro da perspectiva da História Ambiental e do Desenvolvimento Regional essa linha de pesquisa ira compor estudos para o desenvolvimento de uma disciplina optativa na grade do PPGDR, a ser ofertada no segundo semestre de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário