"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

terça-feira, 5 de junho de 2018

15 anos de Grupo de Pesquisa de História Ambiental do Vale do Itajaí

O GPHAVI comemora neste cinco de junho seus 15 anos de pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí. Foram mais de 30 projetos de IC executados e mais de 40 estudantes passaram por aqui de diversos cursos de nossa FURB. 

Em julho de 2003 foram dados os primeiros passos das investigações com o enfoque da História Ambiental na universidade. Martin Stabel Garrote, na época, estudante da graduação de história apresentou ao professor Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos um projeto para investigar a história das influências antrópicas na Floresta Atlântica do Parque das Nascentes, sul de Blumenau, trazendo a abordagem teórica e metodológica da História Ambiental. O projeto foi encaminhado em 2004 para programas institucionais de Iniciação Científica, aprovado pelo Programa de Incentivo a Pesquisa - PIPe Art. 170, para execução no período de maio de 2005 a abril de 2006. 

No dia 05 de junho de 2004, a fim de cumprir os requisitos institucionais para a realização de pesquisas foi criado o Grupo de Pesquisa de História Ambiental do Vale do Itajaí, sob a coordenação do professor Gilberto. A partir deste momento o tema da História Ambiental passa a ser abordado também como um assunto nas aulas do prof. Gilberto nas disciplinas de Geografia e Geohistória nos cursos de História e Ciências Sociais. 

Em 2006, foi elaborado o projeto guarda-chuvas do grupo intitulado História Ambiental do Vale do Itajaí. Nesse período o grupo é composto pelo prof. Gilberto, geógrafo, Martin, historiador e a bióloga Vanessa Dambrowski, passando a ter uma base interdisciplinar. A partir daí os pesquisadores iniciam um processo de investigações para organizar uma História Ambiental das Comunidades do Parque Nacional Serra do Itajaí, organizando e executando projetos com programas PIBIC e PIPe, assim como projetos com fomento da FAPESC e CNPq, e outras instituições. Estes estudos resultaram em conhecimentos divulgados em eventos e revistas científicas. No período também é desenvolvido vídeo documentário Memórias do Parque, tratando da História Ambiental do Parque das Nascentes, realizado com recursos do Fundo Cultural de Blumenau e distribuído nas escolas municipais e estaduais do município. 

A partir de 2007 o grupo passa a organizar reuniões quinzenais, estudando e pesquisando temas que contribuam com a organização de uma História Ambiental do Vale do Itajaí. A partir de 2008 o grupo consegue seu primeiro espaço físico, inicialmente junto ao Departamento de História e Geografia, e depois ocupando até 2010 a sala R-310, dependências do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional. 

Em 2009 o Cientista Social Nelson Afonso Garcia integra o grupo. Na ocasião o pesquisador coordenou o projeto Preservação, conservação e uso público do acervo do Instituto Parque das Nascentes, desenvolvido com financiamento da Fundação Fritz Muller e em parceria com o Instituto Parque das Nascentes. 

Entre 2009 e 2010 os pesquisadores Gilberto e Martin coordenaram a disciplina de História Ambiental de Santa Catarina, na pós-graduação especialização de Ensino de Geografia de Santa Catarina, promovida pelo Departamento de História e Geografia. 

Em 2010 os pesquisadores e bolsistas do GPHAVI organizam um estatuto e iniciam um projeto para transformar o Grupo em ONG. Em 2011 o grupo realiza projeto com a temática de Arquivos e Museus, havendo a participação do historiador Dr. Paulo Henrique Martinez, da UNESP-SP. 

Entre 2012 e 2013 foi iniciado um projeto com parceria do ICMBio e IPAN a fim de investigar a história das antigas serrarias no território do Parque Nacional da Serra do Itajaí. O grupo passou a fazer parte da Rede Brasileira de História Ambiental, participando do GT Nacional da ANPUH de História Ambiental e coordenando junto com o Laboratório de Imigrações, Migrações e História Ambiental – LABIMHA da UFSC o GT de História Ambiental de Santa Catarina. 

Em 2014 foi realizada uma parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em História Ambiental e Educação (GEPHAE), e o historiador Dr. Carlos Renato Carola passa a integrar a equipe do GPHAVI, assim como o pesquisador Martin integrar o GEPHAE, da UNESC – Universidade do Extremo sul Catarinense. 

Em 2015 atendendo uma resolução interna da FURB, os pesquisadores do grupo desenvolvem o Núcleo de Integração Ambiental, Sociedade e Sustentabilidade NIASS, núcleo vinculado às Licenciaturas da FURB e integrante do CCHC. 

Em 2016 no desenvolvimento de projetos com a temática da Biologia da Conservação, o biólogo Carlos Eduardo Zimmermann passa a integrar o grupo, e junto com a pesquisadora Vanessa desenvolvem a linha de pesquisa Ecologia da Paisagem. 

Em 2017, momento em que o grupo é composto por historiadores, sociólogos, geógrafos e biólogos, passa a integrar o grupo a antropóloga Adiléia Aparecida Bernando somando a linha de pesquisa de Antropologia. 

Em 2018 o GPHAVI soma 15 anos de estudos com a História Ambiental do Vale do Itajaí, em especial do Parque Nacional Serra do Itajaí em nove municípios, além de estudos em outras áreas protegidas do estado, resultando em um acervo de memória ambiental e conhecimentos da História Ambiental de Santa Catarina divulgados através da produção de artigos científicos publicados em eventos e revistas científicas, e também com divulgação no blog e página institucional da FURB.



Nenhum comentário: