Aprovada através do último Edital PIBIC CNPq na FURB. A pesquisa, de autoria do pesquisador Gilberto trata de imigrantes que residiram permanentemente ou permaneceram durante alguns anos na Colônia Blumenau no século XIX, que registraram em documentos observações sobre a natureza e da paisagem do Bioma Mata Atlântica no Vale do Itajaí-açu. As narrativas destes documentos também contemplam as riquezas naturais presentes, fundamentais para o desenvolvimento da região.
O Vale do Itajaí-açu insere-se num contexto histórico que a partir da colonização europeia promove uma extensa degradação do bioma, gerando problemas ambientais que se agravaram ao longo do tempo. A diversidade natural presente no bioma Mata Atlântica representa uma fonte de recursos naturais com valores sociais, econômicos e culturais. A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é uma área de grande relevância para o desenvolvimento de pesquisas, conservação da biodiversidade, e implantação do desenvolvimento sustentável na área de abrangência de seus remanescentes.
O Vale do Itajaí divide-se em duas subbacias: Itajaí-açu (recorte de estudo) e Itajaí-mirim. O objetivo geral é analisar sobre as representações da natureza, descrições de paisagem e mudanças ambientais a partir de viagens e expedições realizadas no Vale do Itajaí no século XIX para compreender o domínio humano e desenvolvimento da região.
Objetivos específicos: 1) Analisar as representações da natureza, descrições de paisagem e mudanças ambientais a partir de viagens e expedições; 2) Apontar os recursos naturais explorados no bioma Mata Atlântica, suas formas de exploração e sua importância socioeconômica e cultural; 3) Analisar o processo histórico de degradação ambiental e a relação com os desastres ambientais e as consequências no desenvolvimento regional no Vale do Itajaí-açu.
Serão consultadas fontes primárias e secundárias em arquivos históricos, bibliotecas e internet. As informações serão organizadas e analisadas de forma linear e temporal para determinar o processo histórico de desenvolvimento do Vale do Itajaí-açu.
Nas Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC, a proposta enquadra-se na pesquisa de humanidades e ciências sociais. O projeto apresenta aderência em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, especificamente nos setores de prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e preservação ambiental. Os resultados servirão de fundamento para propostas de manejo, gestão e planejamento (conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida na região).
Fonte da Imagem:
Travessia do Rio do Testo, em 1888. Foto reproduzida do Blog Fotos Antigas de Pomerode. Imagem do Arquivo Histórico de Blumenau, doada por Alfred Wilhelm. Disponível em: https://omunicipioblumenau.com.br/como-a-antiga-rio-do-testo-se-transformou-na-cidade-mais-alema-do-brasil/. Acesso em 06 de agosto de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário