"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sábado, 17 de junho de 2023

O processo histórico da gestão dos recursos hídricos na bacia do Itajaí -Santa Catarina

Em 2008 a Historiadora Carolina Francisca Marchiori da Luz finalizou sua pesquisa apresentando o seu Trabalho de Conclusão de Curso de História: O PROCESSO HISTÓRICO DA GESTÃO DOS RECURSOS HIDRICOS NA BACIA DO ITAJAÍ - SC, com orientação do prof. Gilberto e Martin. Carolina realizou enquanto estudante de História Iniciação Científica no grupo analisando as comunidades no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Guabiruba e Gaspar - SC. Após sua graduação foi selecionada e fez mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural MP/IPHAN. Para acessar o currículo da pesquisadora clique aqui.

Os resultados de sua pesquisa de TCC de História ajudam a compreender o processo histórico de estruturação e desenvolvimento das discussões frente ao agravante da degradação ambiental que passou a emergir no cenário mundial a partir da década de 1960. A problemática ambiental levou a uma reestruturação de políticas e leis no que diz respeito à proteção dos recursos naturais, em especial aos recursos hídricos. Inúmeros foram os fatores que contribuíram para que a água se consolidasse, em escala global, como um recurso natural ameaçado a baixar níveis significativos de qualidade e quantidade. 

A discussão da fundamentação de suportes legais e político-institucionais referentes à água disponível no planeta, fez com que houvesse uma redefinição no decorrer dos anos, nas políticas e leis levando a um quadro de maior integração e conhecimento a todos que de forma direta ou indireta se utilizam deste elemento natural essencial à vida. Na década de 1980 após tomar conhecimento das práticas adotadas pelos europeus na busca da revitalização dos rios, onde as bacias hidrográficas foram adotadas como unidades de planejamento, o Brasil passa por um processo de descentralização dos cuidados para com as águas. A União deixa de ser responsável pelo manejo das áreas de bacia hidrográficas o que levou a criação de diversos organismos, os comitês de bacia, a fim de favorecerem a articulação entre sociedade e natureza e apresentar soluções para os conflitos existentes na bacia. 

Revendo os artifícios que foram cogitados para implementar tal gerenciamento da área que abrange a Bacia Hidrográfica do Itajaí (CBHI), é possível remontar uma longa trajetória constituída por inúmeras ações humanas e reações naturais, bem como as transformações dentro do contexto histórico das leis de proteção as águas. A formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Itajaí é resultante da aprovação da lei 9.433/97 aliada a diversas propostas que ao longo do tempo foram sendo aprimoradas por grupos de pesquisadores junto à sociedade como um todo, em busca de conscientizar e frear o descontrole do ser humano sobre o uso dos recursos naturais na área que abrange este território. Para acessar o trabalho completo clique aqui.

Referências


TCC - LUZ, Carolina Francisca Marchiori da. O processo histórico da gestão dos recursos hídricos na bacia do Itajaí - SC. 2008. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2008. Disponível em: <http://www.bc.furb.br/docs/MO/2009/338416_1_1.PDF>. Acesso em: 17 jun. 2023.

Nenhum comentário: