"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Aviso de Natal

Olá pessoal...

AVISO
Nosso laboratório estará fechado do dia 22/12/2010 até 16/01/2011. Na semana de 10 a 14 de janeiro estaremos atendendo de plantão.

Para os Bolsistas orientações durante esse período serão realizadas por msn ou mail. Dúvidas ligar para Martin.

Para todos:

Desejo a todos um feliz final de ciclo solar, no qual com sucesso mais uma vez nosso planeta consegue sobreviver pegado ao grande astro que comanda a sinfonia galáctica e a natureza terrestre, o Sol. Sei que enquanto ele brilhar e a nossa espécie reinar teremos muito a pesquisar, assim, espero que o ciclo de 2011 seja de longe, muito mais promissor e cheio de sucesso para todos. Um enorme e caloroso abraço gphaviano....

domingo, 12 de dezembro de 2010

Divulgado estudo sobre a História das comunidades de Apiúna no entorno do PARNASI

A UNESC lança a revista do seu curso de História tendo dois números. Uma com o Dossiê História Política e outro com o Dossiê História Ambiental. Com isso Santa Catarina ganha mais um espaço para que os estudantes e historiadores divulguem à comunidade suas pesquisas. Neste sentido parabenizamos essa iniciativa e agradecemos a UNESC, aos coordenadores da revista e conselho científico, e principalmente ao amigo Carola pela oportunidade dada de divulgar parte das pesquisas do GPHAVI realizadas no entorno do PARNASI - Parque Nacional da Serra do Itajaí.

A capa da revista é a seguinte:


Foi publicado artigo completo sobre as interações sociedade natureza no processo de colonização e desenvolvimento das comunidades do entorno do PARNASI em Apiuna.  O artigo esta incluído no Dossiê História Ambiental da Revista Tempos Acadêmico do curso de História da UNESC. O Dossiê é constituído com artigos que foram apresentados no Simpósio Temático de História Ambiental no último Encontro Estadual de História realizado pela ANPUH-SC na UNOCHAPECÓ, Chapecó-SC, entre 05 a 08 de setembro de 2010. Do GPHAVI foram os pesquisadores Martin Stabel Garrote, Vanessa Dambrowski e a bolsista Vanessa C. Pacheco.

Para ter acesso ao artigo acesse o link da revista a baixo:

http://periodicos.unesc.net/index.php/historia/issue/view/28/showToc

Boa Leitura.....

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Estatística de visitas do Blog do GPHAVI em 2010 (mai - dez)

Todo final de ano estaremos postando informações sobre as visitas do Blog do GPHAVI. Serão disponibilizados dados estatísticos e mapa mundial pontuando os acessos. A baixo segue mapa com pontos das origens da visita do Blog.

No mapa as partes esverdeadas possibilitam verificar a intensidade das visitas. Conforme vemos, durante o período de maio até dezembro (03/12/2010) recebemos visitas, principalmente do Brasil, assim como dos Estados Unidos, incluindo o Alasca, e do Reino Unido. Desta forma constatou-se 112 visitas, sendo 103 com origem no Brasil, 5 nos Estados Unidos e 4 pelo Reino Unido.
Agradecemos a todos pela visita, e esperamos aumentar esse quadro e efetivando cada vez mais o GPHAVI na história da história de Blumenau e Vale do Itajaí, e ressaltando a linha historiográfica da História Ambiental. Para maiores informações sobre o grupo visitem também o nosso site institucional no link www.furb.br/gphavi



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GPHAVI apresenta exposição IPAN, História e Natureza no sul de Blumenau para o Comite Gestor do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina

O GPHAVI - Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí da Universidade Regional de Blumenau, em parceria com a Fundação Fritz Muller, IPAN - Instituto Parque das Nascentes e o Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes apresentaram neste dia 25 de novembro a Exposição Itinerante: "IPAN, História e Natureza no Sul de Blumenau" em encontro do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), que ocorreu nesta data no Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes em Blumenau.

O Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) é um setor subordinado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que visa sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições. As diretrizes para implantação da Política Estadual de Museus versam sobre: capacitação e formação de agentes; gestão; financiamento e fomento; democratização; difusão cultural; política de acervo e pesquisa.

sábado, 20 de novembro de 2010

OPORTUNIDADE DE TRABALHO VOLUNTÁRIO (Art. 170) OU AACCs.

O IPAN - Instituto Parque das Nascentes (ONG cadastrada pela PROPEX) em parceria com o GPHAVI - Grupo de Pesquisas de História Ambiental, cria oportunidades para prestação de trabalho voluntário para Art. 170 e AACCs.

Relação de projetos de extensão com vagas disponíveis:

- Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos na Comunidade Nova Rússia.


- Pesquisa de Saneamento Básico na Comunidade Nova Rússia.


- Exposição Itinerante: IPAN, História e Natureza no Sul de Blumenau.


- Projeto: Preservação, conservação e uso público do acervo do IPAN - Instituto Parque das Nascentes.

Para mais informações sobre os projetos e cronograma das atividades entrar em contato com IPAN através do e-mail: institutoparquedasnascentes@yahoo.com.br, fone: (47)91432826 – Ou GPHAVI (Bloco R, sala 130 – em frente ao CCHC) com Vanessa ou Martin, através do e-mail: gphavi.furb@yahoo.com.br, pelo fone: (47) 3321 0496 (das 14:00 as 18:00 horas).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Historiador Martin Stabel Garrote é entrevistado em programa da TV Legislativa de Blumenau



Esteve presente no programa TVL Cultura do Canal Legislativo de Blumenau (TV Aberta e fechada), dando entrevista o historiador ambiental do GPHAVI Martin Stabel Garrote e a jornalistada RIC RECORD Danúbia Soares, autora do Documentário Nova Rússia: nossa história passa por aqui, tratando sobre a História do sul de Blumenau apresentada no documentário.



Na net podemos ver a entrevista, sendo ela divulgada no segundo bloco do programa. Para saber mais e assistir a entrevista acesse o site:


http://www.camarablu.sc.gov.br/tvlegislativa/programas/tvlcultura/2010/12nov2010/12nov2010.htm

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Martin Stabel Garrote no VER MAIS - apresentação do documentário Nova Rússia: nossa história passa por aqui, de Danúbia Soares.

Esteve presente no programa Ver Mais da RIC Record de Blumenau o historiador Martin Stabel Garrote, em entrevista junto com a autora e diretor do documentário: Nova Rússia: nossa história passa por aqui.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

1º Exposição Itinerante IPAN, História e Natureza no Sul de Blumenau ocorre na Nova Rússia.

Aconteceu nos dias 06 e 07 de novembro a primeira exposição do projeto Preservação, Conservação e uso público do acervo do Instituto Parque das Nascentes.
Os visitantes tiveram acesso a informações sobre a História Ambiental do Sul de Blumenau através de fotografias antigas da região, expressando a história e o ambiente modificado, além de conhecer as atividades realizadas pelo IPAN, como a administração do Parque das Nascentes entre 2000 até 2009.



Além da exposição do GPHAVI / IPAN / FFM, os visitantes também tiveram o privilégio de conhecer o Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes, coordenado por Valda Fagundes, com um acervo sobre o Dr. Agobar Fagundes, imagens, peças e utensílios da vida cotidiana da região, e a natureza do local.



A exposição ocorreu no Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes localizado na rua das Minas de Prata, na Nova Rússia, Bairro Progresso, Sul de Blumenau.




A exposição contou com o público da Nova Rússia, e de demais localidades de Blumenau e região, somando  mais de 60 visitas.



O acervo exposto nessa exposição ficara fixo no Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes até dia 28 de novembro. O projeto conta ainda com outras duas exposições que serão realizadas a partir de fevereiro de 2011, ainda com local e data a decidir.



A exposição contou com 6 ambientes: O1º ambiente contando a História do Sul de Blumenau (a esquerda na foto), e do Alto Garcia, com textos e fotos antigas. O 2º ambiente apresentando fotos antigas e recentes sobre a Natureza da região sul, enfatizando a cobertura da floresta da área que hoje pertence ao Parque Nacional da Serra do Itajaí (no fundo da foto).


O 3º ambiente apresentou fotos antigas de caçadas, das operações de fiscalização do IPAN, armadílhas e animais taxidermizados, cedidos pelo Lab. de Taxidermia da Universidade Regional de Blumenau (foto acima). O 4º ambiente apresentou fotos do evento de doação da área do Parque Ecológico Artex para a FURB e FAEMA,  as atividades realizadas pelas diversas diretorias do IPAN. O 5º ambiente apresentou diversos banners de pesquisas sobre o sul de Blumenau, atividades do GPHAVI. O 6º ambiente apresentou parte dos premiados no concurso Amigos do Parque, realizado pelo IPAN.



A visitação até dia 28 de novembro será feita com agendamento. Os grupos ou pessoas interessadas em visitar a exposição do GPHAVI / IPAN / FFM e o acervo do Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes deve entrar em contato com o telefone: (47)3322-3099 com Valda, ou pelo fone: (47) 3321 0496 com Martin ou Vanessa no GPHAVI.

Para maiores informações visitem:

http://www.institutoparquedasnascentes.blogspot.com/

www.ecomuseuagobarfagundes.blogspot.com/

www.furb.br/gphavi

Veja o vídeo sobre essa exposição:

terça-feira, 2 de novembro de 2010

GPHAVI organiza exposição: IPAN, história e natureza no Sul de Blumenau

O GPHAVI - Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí da Universidade Regional de Blumenau, em parceria com a Fundação Fritz Muller, com o IPAN - Instituto Parque das Nascentes e o Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes apresentam a Exposição Itinerante: "IPAN, História e Natureza no Sul de Blumenau". A primeira etapa da exposição ocorrerá nos dias 06 e 07 de novembro, das 9hs às 17hs no Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes, Rua Minas da Prata, na comunidade rural Nova Rússia.



A exposição é composta por um acervo de fotografias antigas, armadilhas de caça, animais taxidermizados e painéis que contam um pouco da História Ambiental do Sul de Blumenau. A exposição é uma etapa da contrapartida social do projeto "Preservação, conservação e uso público do acervo do Instituto Parque das Nascentes" o projeto realizado pelo GPHAVI, sob a coordenação do professor Nelson Afonso Garcia, financiado pela Fundação Fritz Muller, visou a revitalização do acervo do IPAN.



O projeto foi apresentado na 4º Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão, sendo contemplada com o Prêmio Destaque Fritz Muller, na categoria de extensão.



Para maiores informações sobre a exposição e demais etapas do projeto, consulte o endereço eletrônico do IPAN institutoparquedasnascentes.blogspot.com, ou através do e-mail institutoparquedasnascentes@yahoo.com.br ou gphavi.furb@yahoo.com.br, ou ainda pelo telefone 33210496.

Localização da Exposição

A exposição ocorrerá na Nova Rússia, no alto do Bairro Progresso, Sul de Blumenau.

sábado, 30 de outubro de 2010

GPHAVI oferece oficina na XVIII Semana Acadêmica de História


A oficina História Ambiental e História Social foi oferecida no dia 29/09 e abordou a temática da história como uma agência de transformações na sociedade, enfatizando a questão ambiental e o paradigma das ciências ambientais, inserindo a História Ambiental.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Carolis representa GPHAVI no Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultura



Carolina Francisca Marchiori da Luz, nossa Carolis, apresentou seu estudo de Iniciação Científica no Congresso Internacional de História e Patrimônio. O congresso aconteceu na cidade de Teresina, Piaui, netre 11 e 15 de outubro de 2010. A pesquisa apresentada por Carolina, resultado de sua iniciação científica com financiamento de Bolsa de Pesquisa pelo PIPe com recursos do Art. 170 Governo do estado de Santa Catarina. A pequisa apresenta como ocorreram as relações entre sociedade e natureza nas comunidades isoladas de descendentes alemães e italianos no município de Guabiruba, região que é a Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra do Itajaí. A pesquisa foi realizada com entrevistas seguindo o método da História Oral, e entrevistando moradores antigos das comunidades.

Assim que disponível colocaremos o link ou doi artigo. Valeu Carolis e bom aprendizado aí no Piauí.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

GPHAVI participa do Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações em Floripa

Entre os dias 13 e 15 de setembro ocorreu em Florianópolis o Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. 

Nele estiveram reunidos os(as) principais pesquisadores(as) da área no Brasil. O evento foi organizado pelo LABIMHA na Universidade Federal de Santa Catarina, uma das principais instituições do país que tem como linha de pesquisa cadastrada a História Ambiental no seu programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em História.

Componentes da mesa de abertura do evento (Fonte: http://www.labimha.ufsc.br/simposio/imagens.php)


O GPHAVI participou com pesquisadores e bolsistas de iniciação científica apresentando seus estudos:

- Comunidades do entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia - PNMNG, e suas influências na Floresta Ombrófila Densa (Vale do Itajaí - SC).

- História Ambiental da Mineração em Botuverá.

- História Ambiental da rizicultura na microbacia do rio Capivarí - Doutor Pedrinho - SC.

- História Ambiental da Área de Proteção Ambiental Campos do Quiriri em Campo Alegre - SC.

- Quilommbo do Morro do Boi: uma análise da relação histórica comunidade natureza como comtribuição para a regulamentação fundiária.

- A caça em comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí.


Na imagem ao centro, no biombo preto, a esquerda, o painél do grupo apresentando a pesquisa da Bolsista de IC Ana Bueno sobre a APA Campos do Quiriri, ao fundo no centro, de camiseta braca a pesquisadora Vanessa Dambrowski.

terça-feira, 27 de julho de 2010

GPHAVI comemora seus seis (06) anos de existência e atuação

Foi realizada nesta terça-feira, dia 27/07/2010 reunião de confraternização dos gphavianos (integrantes do GPHAVI) com a finalidade de comemorar seus 6 anos de existência na FURB (grupo certificado pela instituição), e seu novo espaço físico (laboratório) no Bloco R, sala 130.
Até 2007 o GPHAVI estava sem espaço, e em 2008 passou a estar sediado no Departamento de História e Geografia. Em 2009 o grupo foi transferido para a sala R 310, permanecendo até início de 2010, e hoje está na R130.
Esteve presente a chefe do Departamento de História a prof. Ms Sueli V. Petry, além do pessoal que trabalha no CCHC, Mara e Ricardo, que tiveram a oportunidade, junto com os demais presentes, de degustar dos quitutes da comemoração.

Outros pesquisadores e ex-bolsistas não puderam estar presentes. Na foto a seguir estão os integrantes do GPHAVI do ano de 2010.
Da esquerda para a direita estão: Lizandro (Bolsista PIPe 2010 - estudante de administração), Ana (Bolsista PIBIC-FURB 2009-2010, estudante de Ciências Sociais), Vitória (Bolsista PIPe 2010, estudante de história), Vanessa Pacheco (Bolsista PIBIC-CNPq 2009-2010, e 2010-2011, estudante de história), a pesquisadora Vanessa Dambrowski (graduada em Biologia, especialista em Ed. Ambiental e Biologia da Conservação), o prof Gilberto Friedenreich dos Santos, coordenador do GPHAVI (geógrafo, mestre e doutor em geografia, prof do Dep. de História e Geografia), a Marcela (ex bolsista PIPe 2007-2008, e PMUC em 2008, atualmente pesquisadora do grupo), o prof. Nelson A. Garcia dos Santos (Cientista Social, mestre em Sociologia, e prof do Dep de Ciências Sociais e Filosofia) e o pesquisador Martin Stabel Garrote (historiador, especialista em História Social, mestre em Desenvolvimento Regional e co-coordenador do GPHAVI). 

O GPHAVI iniciou a ser organizado em 2003, nas aulas do concentrado de Geografia Física, com regência do Prof. Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos do curso de história. Alí foram dados os primeiros passos para se iniciarem investigações com o enfoque e uso da história ambiental na universidade. Durante o processo das aulas, o aluno da sexta fase da graduação de história: Martin Stabel Garrote apresentou ao professor Gilberto um projeto para investigar a história e as influências antrópicas ocorridas na Floresta Atlântica da região do Parque das Nascentes, sul do município de Blumenau. O projeto foi encaminhado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC em junho de 2004. Para submeter o projeto o aluno deveria possuir curriculo vinculado a base de dados Lattes do CNPq, assim como o professor deveria estar vinculado a grupo de pesquisa CNPq. Assim, foi criado o GPHAVI, sendo certificado pela instituição. Mas o projeto de pesquisa encaminhado ao PIBIC não foi aprovado, sendo recomendado com aprovação para ser executado pelo Programa de Incentivo a Pesquisa - PIPe Art. 170, no período de maio de 2005 a abril de 2006. O projeto abordava como referencial teórico a linha historiográfica da História Ambiental, e a partir disso o tema da História Ambiental passa a ser abordado também como um assunto nas aulas do prof. Gilberto. O projeto foi executado, tendo seu relatório aprovado, sendo publicado em 2007 em forma de artigo pela Revista de Estudos Ambientais do Instituto de Pesquisas Ambientais - IPA. Desde o seu surgimento, houve como preocupação a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento, como aborda Marc Bloch e Fernand Braudel, com o movimento dos Annales, e posteriormente Donald Worster, um dos precursores da História Ambiental nos EUA. Desta forma o grupo foi fundado por um geógrafo, um historiador e uma bióloga (Gilberto, Martin e Vanessa).

A partir de 2007 o grupo passa a ser preparado para executar mais pesquisas, tendo a integração de diversos alunos do curso de História, Ciências Sociais e outros. O grupo passa a organizar reuniões quinzenais, estudando e pesquisando temas que contribuam com a organização de uma História Ambiental do Vale do Itajaí, e disponibilizando, a partir de 2008, seus estudos através do seu site institucional http://www.furb.br/gphavi, e pelo Blog http://gphavi.blogspot.com. Também foram realizadas parcerias no desenvolvimento de pesquisas, como foi o caso do Grupo de Estudos Manoa e do Instituto Parque das Nascentes.

Entre o período de 2004 até 2010 foi construído o seguinte saldo científico:



Projetos realizados:

2004 - Histórico Ambiental da Mata Atlântica no Vale do Itajaí no século XX (PIPe Art. 170).

2007 - Análise histórico ambiental da memória oral de duas comunidades do entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia (Vale do Itajaí - Santa Catarina) (Edital Universal FAPESC).

2007 - Análise histórico ambiental da memória oral das comunidades da Nova Rússia e Nova Sibéria do entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia - SC (PIPe Art. 170).

2008 - História ambiental das comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí: comunidades do Lageado Baixo, Lageado Alto e Ribeirão do Ouro, município de Botuverá - Vale do Itajaí - SC (PIBIC CNPq).

2008 - História ambiental das comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí: comunidades do Salto de Águas Negras, Beira Rio e Lageado Central, município de Botuverá - Vale do Itajaí - SC (PIBIC FURB).

2008 - História ambiental das comunidades do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Blumenau e Indaial - SC (PIPe Art. 170).

2009 - Quilombo do Morro do Boi (Balneário Camboriú - SC): uma análise da relação histórica comunidade e natureza como contribuição para a regulamentação fundiária. (PIBIC CNPq).

2009 - História Ambiental da Área de Proteção Ambiental Campos do Quiriri em Campo Alegre-SC (PIBIC FURB).

2009 - História Ambiental das Comunidades do Entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí no Município de Apiúna - SC. (PIPe Art. 170).

2009 - História Ambiental das Comunidades do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Guabiruba-SC  (PIPe Art. 170).

2009 - História ambiental das comunidades do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Gaspar e Guabiruba-SC (PMUC FAPESC).

2010 - A composição da paisagem às margens do Rio Garcia, Blumenau - SC sob a ótica da história ambiental (PIBIC FURB).

2010 - A construção de hidroelétrica a ser realizada na comunidade de Rio Esperança (Rio dos Cedros, Santa Catarina): um estudo sob enfoque da história ambiental (PIBIC CNPq).

2010 - Construindo a História Ambiental da Estrada de Ferro Santa Catarina: investigando a história da ferrovia em Blumenau-SC. (PIPe Art. 170).

2010 - História da ocupação humana e do uso da natureza na bacia hidrográfica do Rio Sagrado (Morretes - PR): zona de educação para o ecodesenvolvimento. (PIPe Art. 170)

(Fonte da informação: SIPEX / FURB em 27/07/2010)
 Para se integrar com o GPHAVI é necessário  contribuir com os estudos do grupo, participando das reuniões e pesquisas realizadas, propondo estudos e pesquisas que venham a somar informações para o projeto guarda-chuva do grupo, ou estar vinculado a outro grupo de pesquisa, da FURB ou outra instituição, realizando pesquisas em parcerias. Para se associar é só entrar em contato com o coordenador ou algum pesquisador e participar.

Telefone: (47)33210496 ou (47)91698274


terça-feira, 13 de julho de 2010

GPHAVI aprova projetos PIBICs (CNPq &FURB)

Saiu o resultado do Edital PROPEX 01/2010 PIBIC CNPq e PIBIC FURB, tendo o GPHAVI dois projetos aprovados. Pela verba do CNPq foi aprovado o projeto A construção de hidroelétrica a ser realizada na comunidade de Rio Esperança (Rio dos Cedros, Santa Catarina): um estudo sob enfoque da história ambiental; e pela verba da FURB o projeto A composição da paisagem às margens do Rio Garcia, Blumenau - SC sob a ótica da história ambiental. Desta forma o GPHAVI convoca os interessados a participarem como bolsistas nas pesquisas à entrevista de seleção que será realizada com agendamento na sala do GPHAVI (Bloco R, sala 130).
Para maiores informações ligar (47) 3321 0496 (das 14 as 18 horas)

segunda-feira, 8 de março de 2010

Contato do IPAN


O GPHAVI estará realizando atividades em parceria com o IPAN - Instituto Parque das Nascentes, entre elas projeto que objetiva preservar e conservar o acervo histórico da ONG e disponibiliza-lo ao público.


O IPAN esta localizado na cidade de Blumenau, na Rua Progresso n. 167, em uma sala no estacionamento interno do Distrito do Garcia. Para entrar em contato com o Instituto Parque das Nascentes, ligue para (0x47) 91432826 ou entre em contato pelo mail institutoparquedasnascentes@yahoo.com.br.