"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

GPHAVI participa do Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações em Floripa

Entre os dias 13 e 15 de setembro ocorreu em Florianópolis o Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. 

Nele estiveram reunidos os(as) principais pesquisadores(as) da área no Brasil. O evento foi organizado pelo LABIMHA na Universidade Federal de Santa Catarina, uma das principais instituições do país que tem como linha de pesquisa cadastrada a História Ambiental no seu programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em História.

Componentes da mesa de abertura do evento (Fonte: http://www.labimha.ufsc.br/simposio/imagens.php)


O GPHAVI participou com pesquisadores e bolsistas de iniciação científica apresentando seus estudos:

- Comunidades do entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia - PNMNG, e suas influências na Floresta Ombrófila Densa (Vale do Itajaí - SC).

- História Ambiental da Mineração em Botuverá.

- História Ambiental da rizicultura na microbacia do rio Capivarí - Doutor Pedrinho - SC.

- História Ambiental da Área de Proteção Ambiental Campos do Quiriri em Campo Alegre - SC.

- Quilommbo do Morro do Boi: uma análise da relação histórica comunidade natureza como comtribuição para a regulamentação fundiária.

- A caça em comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí.


Na imagem ao centro, no biombo preto, a esquerda, o painél do grupo apresentando a pesquisa da Bolsista de IC Ana Bueno sobre a APA Campos do Quiriri, ao fundo no centro, de camiseta braca a pesquisadora Vanessa Dambrowski.

Nenhum comentário: