"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Retrospectiva das atividades do GPHAVI em 2021

Olá pessoal! fizemos uma breve retrospectiva agrupando as principais atividades realizadas no grupo durante o ano letivo de 2021. Foram realizadas mais de 30 reuniões remotas, reuniões do grupo, orientações da ICs e demais atividades. Ao todo, pensando em produção científica publicada em meios tivemos 1 artigo em revista, 1 capítulo de livro e 3 resumos em eventos. Foram finalizadas as Iniciações Científicas:

-Investigando o acervo científico do Grupo de Pesquisa de História Ambiental do Vale do Itajaí (GPHAVI) para entender o desenvolvimento regional do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí - SC (Projeto - PIPe/Artigo 170) (Suzana)

-GPHAVI: A HISTÓRIA DE UM GRUPO DE PESQUISA DE HISTÓRIA AMBIENTAL NA FURB. (Projeto - SED/FUMDES/Artigo 171 (pesquisa) (Juliano e Kayuã)

-REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA E DESCRIÇÕES DA PAISAGEM DO VALE DO ITAJAÍ-AÇU NO SÉCULO XIX (PIBIC-CNPq) (Manuela)

E foram aprovadas as seguintes ICs iniciadas em 2021:

-SOCIEDADE, NATUREZA E DESENVOLVIMENTO NO VALE DO ITAJAÍ-AÇU (PIPe - UNIEDU Art.170) (Suzana e Juliano).

-NATUREZA E PAISAGEM DO VALE DO ITAJAÍ (SC) NAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA BLUMENAU EM CADERNOS 1957-1960. (PIBIC-CNPq) (Vitor)


Além das atividades de Iniciação Científica, em 2021 foi finalizado o projeto HISTÓRIA AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO SUL DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO ITAJAÍ, (2019 - 2021) com fomento FAPESC EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 06/2017 APOIO A GRUPOS DE PESQUISA DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA ACAFE

E está em desenvolvimento (finalizando) o projeto História Ambiental do Clima e o Desenvolvimento do Vale do Itajaí-açu (Santa Catarina), com fomento da DAP-FURB-PPGDR.

O pesquisador Gilberto participa do projeto ARENAS, DISPUTAS E DESAFIOS NOS MÚLTIPLOS ARRANJOS DE GESTÃO DAS ÁGUAS (2019-2022) realizado com fomento do CNPQ, (MCTIC/CNPQ n. 28/2018 UNIVERSAL) em parceria com os grupos de pesquisa Análise Ambiental e Ecodesenvolvimento e Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional, através do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB. Também Gilberto participa com parceria com o Grupo de Pesquisa Estudos Midiáticos Regionais, do projeto Análise das relações entre ciclismo e desenvolvimento regional sustentável: Implicações para a configuração territorial da microrregião de Blumenau/SC. (Edital - Grupos de Pesquisa/ACAFE/FAPESC)

E em atividades em parceria com outros departamentos, destacamos que os pesquisadores Vanessa Dambrowski e Martin Stabel Garrote participaram de parceria com o Departamento de Engenharia Florestal, na elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen, Projeto Especial FURB, fomento Prefeitura Municipal de Jaraguá.

Também foi um ano de defesas de trabalhos do grupo, e de conquistas dessas defesas. O pesquisador Martin defendeu sua tese História Ambiental e Desenvolvimento: as comunidades e o papel do Parque Nacional da Serra do Itajaí (SC) para o desenvolvimento regional mais sustentável. (CAPES/FAPESC). O Historiador Juliano, pesquisador do grupo defendeu seu TCC de História GPHAVI: A contribuição de um grupo de pesquisa para a História Ambiental. E a tese da pesquisadora Vivian Costa Brito, O TERRITÓRIO TÊXTIL: relações socioespaciais entre a rede formada pelas Indústrias Maquiladoras de Exportação da Zona Metropolitana de Ciudad del Este (Região de Fronteira do Departamento do Alto Paraná, Paraguai) e o Sistema Produtivo Regionalizado de Blumenau (Santa Catarina, Brasil), realizada com orientação do Gilberto (GPHAVI) e Ivo Theis (NPDR), recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2021 na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia


Na imagem a seguir é possível identificar nos gráficos e mapa, o acesso do blog desde sua criação, apenas em 2021, e os países que mais acessaram nossas informações.

Nenhum comentário: