"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

domingo, 16 de março de 2025

A jornada da pesquisa acadêmica: da IC ao TCC no GPHAVI.

No final da graduação, os estudantes enfrentam um desafio fundamental para sua formação acadêmica: a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Essa etapa representa a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos ao longo do curso, consolidando a formação acadêmica por meio de uma pesquisa científica original.

Desde 2004, o Grupo de Pesquisa em História Ambiental do Vale do Itajaí (GPHAVI) tem apoiado estudantes no desenvolvimento de suas pesquisas por meio de iniciações científicas. Ao longo desses 20 anos, diversos alunos deram continuidade às pesquisas iniciadas no grupo e as transformaram em seus TCCs. Dentre eles, destacamos os trabalhos de Martin Stabel Garrote, Nicollas Voss Reis, Juliano João Nazário e Suzana Beatriz Peters, que exemplificam a importância da trajetória acadêmica dentro do GPHAVI. Estes pesquisadores iniciaram sua trajetória propondo ao grupo suas próprias ideias, a partir das quais foi elaborada uma Iniciação Científica na qual participaram:

Martin, estudante de História deu o pontapé inicial na história do grupo ao transformar sua ideia de pesquisa em uma Iniciação Científica, que resultou na criação do GPHAVI. Em 2014, ao concluir a graduação em Ciências Sociais, deu continuidade às suas investigações, realizando uma nova IC e, posteriormente, seu TCC, com pesquisas sobre as interações humanas no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Nicollas, estudante de História, ao finalizar uma IC no grupo, propôs uma nova pesquisa, focada nas memórias da História Ambiental e na tragédia de 2008 na Rua Araranguá. O aprofundamento desse estudo na Iniciação Científica serviu de base para o desenvolvimento de seu TCC, concluído em 2014.

Juliano, estudante de História, por sua vez, participou de várias iniciações científicas no GPHAVI. Quando decidiu o tema de seu TCC, desenvolveu uma IC sobre a história e a atuação do próprio grupo, ampliando e aprofundando essa pesquisa até sua conclusão em 2021.

O mesmo ocorreu com Suzana, estudante de História, ao longo de sua trajetória acadêmica, desenvolveu pesquisas de IC no grupo. Durante esse processo, estruturou uma investigação baseada na análise do documentário Ser Tão Velho Cerrado sob a perspectiva da História Ambiental. Essa pesquisa inicial foi posteriormente ampliada e consolidada em seu TCC.

Esses exemplos demonstram como a experiência em Iniciação Científica contribui significativamente para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso, permitindo que os estudantes aprofundem seus temas de pesquisa e fortaleçam sua formação acadêmica.


Para registrar a história das pesquisas desenvolvidas no grupo e mostrar a evolução dos estudos ao longo dos anos, organizamos a Linha do Tempo dos Trabalhos de Conclusão de Curso do GPHAVI:

Linha do Tempo dos TCCs do GPHAVI

2007

  • Syyid Kázim Ahimed - Ações antrópicas e os problemas socioambientais no Morro do Spitzkopf durante o século XX e XXI. (História, FURB). Orientador: Gilberto Friedenreich dos Santos. Coorientador: Martin Stabel Garrote.
2008

  • Carolina Francisca Marchiori da Luz - O processo histórico da gestão dos recursos hídricos na Bacia do Itajaí - SC. (História, Universidade Regional de Blumenau). Orientador: Gilberto Friedenreich dos Santos. Coorientador: Martin Stabel Garrote.
2009

  • Ana Cláudia Moser - Sociedade e tecnologia na produção de arroz no Alto Vale do Itajaí-Açu. (Ciências Sociais, FURB). Orientador: Gilberto Friedenreich dos Santos. Coorientador: Martin Stabel Garrote.

  • Marcela Adriani Grandi - História da mineração no Ribeirão Minas de Prata (Blumenau - SC). (História, FURB). Orientador: Gilberto Friedenreich dos Santos. Coorientador: Martin Stabel Garrote.

2014

  • Martin Stabel Garrote - Interações humanas na Floresta Atlântica no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí: comunidades em Apiúna, Vidal Ramos, Presidente Nereu e Botuverá-SC. (Ciências Sociais, FURB). Orientador: Gilberto Friedenreich dos Santos.

  • Nicollas Voss Reis - Memórias dos conflitos ambientais na comunidade da Rua Araranguá, Blumenau, SC: do processo histórico de ocupação ao desastre socioambiental no ano de 2008. (História, FURB). Orientador: Martin Stabel Garrote.

2018

  • Wilham Zilz - Entre publicações e discursos: a história ambiental na Revista Blumenau em Cadernos (1958-1962/1980-1984). (História, FURB). Orientador: Gilberto Friedenreich dos Santos.

2021

  • Juliano João Nazário - GPHAVI: a contribuição de um grupo de pesquisa para a história ambiental. (História, Universidade Regional de Blumenau). Orientador: Gilberto Friedenreich dos Santos. Coorientador: Martin Stabel Garrote.

2022

  • Suzana Beatriz Peters - Documentário "Ser Tão Velho Cerrado": um estudo da Área de Proteção Ambiental de Pouso Alegre (GO) na perspectiva da História Ambiental. (História, FURB). Orientador: Gilberto Friedenreich dos Santos. Coorientador: Martin Stabel Garrote.

2024

  • Gabriel Henrique Eskelsen - A evolução das políticas ambientais na China e sua inserção no cenário global. (Ciências Sociais, FURB). Orientador: Martin Stabel Garrote.


Participe das Iniciações Científicas e construa sua Trajetória Acadêmica!

Se você é estudante de História ou Ciências Sociais na FURB, não precisa esperar até o final do curso para iniciar sua pesquisa. A partir da quinta fase da graduação, é possível ingressar em projetos de Iniciação Científica e começar a construir sua trajetória acadêmica. No GPHAVI, incentivamos e apoiamos pesquisas que contribuam para a compreensão das relações entre sociedade e meio ambiente.

Venha participar do GPHAVI e dê o pontapé inicial para o seu Trabalho de Conclusão de Curso!

Nenhum comentário: