"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

terça-feira, 4 de junho de 2024

Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí Completa 20 Anos

Fundadores
Amanhã, o Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí comemora seus 20 anos de existência. Como um dos fundadores, é gratificante relembrar como tudo começou. Eu era ainda um estudante de graduação em História na FURB, profundamente interessado em pesquisa acadêmica. Naquela época, em 2002, a Iniciação Científica era o caminho ideal para estudantes como eu. No entanto, havia diversas restrições: o professor orientador precisava ser doutor, o que eliminava 90% dos professores do meu curso, e os candidatos à pesquisa tinham que ter menos de 24 anos e não ter vínculo empregatício. Para mim, que trabalhava, isso parecia um luxo impossível. Minha primeira tentativa de encontrar um orientador não teve sucesso. O professor que procurei inicialmente não se interessou pelo projeto. Outro professor, além de não aceitar, ainda questionou a validade da História Ambiental como campo de estudo. Foi então que, na disciplina de Cartografia, sob a orientação de um professor de Geografia, Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos (um grande parceiro!) vislumbrei uma possibilidade. Estudando o livro "História da Madeira" de Perlin, preparei um banner detalhado sobre a exploração da madeira na Ilha da Madeira. Impressionei o professor de Geografia, que concordou em orientar minha Iniciação Científica.

Propus estudar a região ao redor do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia, onde está localizada a comunidade da Nova Rússia, no Bairro Progresso, em Blumenau. Essa área rural, com características coloniais, era habitada por descendentes dos primeiros colonizadores que se estabeleceram ali a partir de 1890, principalmente para explorar madeira e minas de prata.

Submetemos uma proposta ao PIBIC do CNPq em 2003, mas não foi aprovada devido à falta de dedicação exclusiva do professor, critério daquela época. Felizmente, a Pró-reitora de Pesquisa, através dos colegas Márcio e Rosane da PROPEX, sugeriu que reenviássemos o projeto para outro programa, o PIPE do artigo 170. Fizemos isso e tivemos sucesso.

Em 2004, a Pró-Reitoria de Pesquisa informou que deveríamos criar um grupo de pesquisa na plataforma LATTES para ser certificado pela instituição. E assim nasceu o Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí, que completa agora 20 anos. Nos primeiros 12 anos, escrevi todos os projetos de Iniciação Científica do grupo, focando na região da Serra do Itajaí. Em 2004, foi criado o Parque Nacional da Serra do Itajaí, e descobri no Plano de Manejo que havia 32 comunidades na área, incluindo a Nova Rússia. Junto com meu colega Gilberto, começamos a pesquisar essas comunidades. Nossa parceria funcionou bem; ele submetia seus projetos, e eu os meus, sempre no nome dele. Dessa colaboração surgiram mais de 80 projetos de IC, pelos quais muitos estudantes passaram e aprenderam, com alguns continuando nessa linha de pesquisa.

Ao longo desses vinte anos, realizamos inúmeras atividades e projetos, documentados em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) escrito por Juliano João Nazário, disponível aqui no blog.

No dia 5 de junho de 2024, celebramos duas décadas de dedicação à pesquisa da História Ambiental do Vale do Itajaí. Esta jornada foi marcada por desafios, aprendizado e grandes conquistas, e somos gratos a todos que contribuíram para essa trajetória de sucesso.

Nenhum comentário: