"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 25 de março de 2019

História, meio ambiente e desenvolvimento regional do território do Parque Nacional da Serra do Itajaí no município de Blumenau (Vale do Itajaí, Santa Catarina).

Recebemos hoje a notícia da publicação do artigo História, meio ambiente e desenvolvimento regional do território do Parque Nacional da Serra do Itajaí no município de Blumenau (Vale do Itajaí, Santa Catarina), de autoria dos pesquisadores Martin e Gilberto na Revista Geosul,  v. 34, n. 70, edição de jan./abr de 2019. A pesquisa aborda a temática da interação sociedade e natureza tendo como delimitação territorial a comunidade da Nova Rússia, município de Blumenau, situada na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI). O objetivo foi descrever a história ambiental e o desenvolvimento regional da comunidade. As atividades que contribuíam para o desenvolvimento regional entre 1860-1940 foram: mineração, exploração florestal (madeira e lenha) e atividades agropecuárias de subsistência. Entre 1950-1990 ocorre uma ampliação da ocupação do espaço pelas atividades exploratórias já desenvolvidas, redução da floresta nativa, introdução de pinus e eucalipto. Depois de 1990 surgem iniciativas de uso comercial, para lazer e recreação, assim como iniciativas de conservação da natureza. As atividades ampliaram-se com a criação do PNSI em 2004 e se tornaram importantes elementos do desenvolvimento regional sustentável. Para ler na integra o estudo clique aqui.


Nenhum comentário: