"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bolsistas e pesquisadores do grupo estiveram no 3º Workshop Internacional de História do Ambiente

Realizado entre os dias 26-29 de novembro, o evento contou com a participação de pesquisadores interessados em estudos sobre as interações humanas com o ambiente. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Ambientais do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com apoio do Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (MPPT/UDESC), o grupo Congresso Internacional Escolar/Workshop Internacional de História Ambiental (CIE/WIHA) e a Fundação de Arte e Tecnologia (FUNDARTEC). O evento tem como temática a História Ambiental e a Educação Ambiental.


O GPHAVI foi em caravana formada pelos pesquisadores Gilberto, Martin, Vanessa (mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal - FURB), Diego, Gabriel, Francisco, Kahina e Shimene, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - FURB, (ex-bolsista do grupo). Os estudantes bolsistas de iniciação científica Gabriel e Francisco e a pesquisadora Vanessa apresentaram trabalhos na modalidade de pôster:

Gabriel apresentou o trabalho A grande odisséia alasquiana: a influência de Thoreau em Cristopher Mccandless num contato mais verdadeiro com a natureza. Este estudo é uma iniciativa de Gabriel que durante a realização das pesquisas e discussões com os pesquisadores interessou-se pelos autores e pela temática e desenvolveu um ensaio para ser apresentado no evento.
Francisco apresentou o trabalho Pressões, ameaças e extinção: um estudo das memórias das caçadas no Parque Nacional Serra do Itajaí - SC. O estudo partiu do interesse de Francisco e de Vanessa e foi desenvolvido paralelamente com a Iniciação Científica que trata de investigar a História das Serrarias no parque.

A pesquisadora Vanessa apresentou o estudo Migrações humanas e invasões biológicas: a Tithonia diversifolia no Vale do Itajaí. O estudo faz parte do levantamento da pesuqisadora em seu mestrado em Engenharia Florestal e apresenta dados importantes sobre a espécie e seu processo invasor no Vale do Itajaí. 


Na modalidade de apresentação oral, Diego e Martin fizeram explicações sobre suas pesquisas:


Diego apresentou a pesquisa História e memória ambiental da exploração e produção do óleo de sassafrás no alto vale do Itajaí. O estudo foi desenvolvido na Iniciação Científica no grupo com recursos do CNPq. 

O pesquisador Martin apresentou o estudo Breve história do ambiente no Parque Nacional da Serra do Itajaí em Apiúna, Presidente Nereu, Vidal Ramos e Botuverá -Vale do Itajaí - SC. O estudo foi desenvolvido através da pesquisa História Ambiental do Parque Nacional da Serra do Itajaí: estudo da relação sociedade e natureza das comunidades no entorno do parque nos municípios de Apiúna, Presidente Nereu, Vidal Ramos e Botuverá – financiado pela FAPESC (Chamada Pública Universal 07/2009). 

Nenhum comentário: