Iniciou hoje e vai até dia 22 o encontro de História Ambiental: Debates Interdisciplinares. O evento faz parte das atividades da linha de pesquisa Poder, Sociedade e Ambiente do Programa de Pós Graduação em História da UFPE. Conforme a organização:
" A História Ambiental é um campo de estudos interdisciplinar que interage com diversas outras áreas do conhecimento, objetivando a observação o mais completa possível do homem em seu meio ao longo do tempo. As questões ambientais serão tratadas a partir de diversas perspectivas: do Cinema, da Geografia, da Arqueologia, da Educação, da Saúde entre outros, e da História como disciplina aglutinadora desses diferentes olhares. A realização do evento possibilitará um importante intercâmbio da produção latino-americana sobre o tema e contará com pesquisadores do Panamá, do Paraguai e de outras regiões do Brasil além de Pernambuco, entre os quais: Guillermo Nills Castro Herrera, José Augusto Pádua, Marcelo Martinessi, Mariana Oliva, Lourdes Lozano Centella, entre outros. Essa iniciativa pretende traduzir a produção das diferentes áreas do saber como diferentes maneiras de dizer o que é diversamente dizível, mas também como maneiras diversas de abordagem dos mesmos problemas, estabelecendo, dessa forma, diálogos entre si em diferentes níveis de profundidade, seguindo, dessa forma, na contramão do exílio disciplinar, como parte da renovação dos saberes que, por diferentes caminhos, dão corpo a um todo diverso e ao mesmo tempo uno. Dessa forma, o evento contribuirá para a consolidação desse campo de estudos interdisciplinar e envolverá a sociedade em geral num grande encontro que possa contribuir para a consolidação das dinâmicas práticas e teóricas que dizem respeito ao homem em sua relação com seu meio".
Para saber mais sobre o evento acesse: http://www.ufpe.br/historiambiental/index.php?option=com_content&view=article&id=306&Itemid=237
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário