"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

terça-feira, 9 de julho de 2024

Aprovamos a IC para o Ensino Médio Investigando a Divulgação Científica de História Ambiental nas Redes Sociais

O GPHAVI aprovou o desenvolvimento de uma nova Iniciação Científica que contará com o apoio de dois estudantes do ensino médio da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI). O projeto, intitulado "A Divulgação Científica de História Ambiental nas Redes Sociais: Investigando a Produção dos Grupos de Pesquisa do Sul e Sudeste", tem como objetivo explorar como a História Ambiental está sendo comunicada ao público através das redes sociais pelos grupos de pesquisa das Instituições de Ensino Superior (IES) das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Como já sabemos, a História Ambiental é um campo de estudo que tem se consolidado ao longo dos últimos anos em resposta aos desafios ambientais contemporâneos e à necessidade de entender as complexas relações entre os seres humanos e o meio ambiente ao longo do tempo. Conforme destacado por estudiosos, a História Ambiental não apenas examina como na História Humana a natureza é uma dimensão importante, mas também investiga de que maneira as atividades humanas impactaram os ambientes e os resultados dessas interações para ambos os lados. Desde seu desenvolvimento na academia, carrega nos estudos, compromissos éticos com a agenda ambiental, e, por isso, a divulgação científica se torna uma ferramenta essencial para disseminar conhecimento, promover debates públicos e engajar a sociedade nas questões ambientais. Hoje as redes sociais e o uso dos Smartfones levam o conhecimento a outras possibilidades de compreensão pela comunidade em geral. E isso efetiva o conhecimento e a reciprocidade existente no papel político do conhecimento científico. Assim, esta Iniciação Científica tem como proposta estabelecer através de um levantamento exploratório o início de estudos para entendermos o fenômeno da divulgação de conteúdos de História Ambiental. E com esta pesquisa em participar, que poderá se tornar IC de graduação, identificando como os grupos de pesquisa utilizam as redes sociais para promover seus conhecimentos. 

Esta pesquisa de Iniciação Científica está vinculada ao projeto Divulgação Científica em Redes Sociais, no qual estamos desenvolvendo duas pesquisas paralelas. A primeira, liderada pelo pesquisador Martin durante seu pós-doutorado, analisa a divulgação científica dos programas de pós-graduação em desenvolvimento regional no Brasil nas redes sociais. A segunda é a recém-aprovada Iniciação Científica, foco deste texto, que foca especificamente na História Ambiental e na divulgação dos grupos de pesquisa das regiões Sul e Sudeste do país.

Acompanhe o andamento dos editais de pesquisa da FURB, clique aqui.

Acompanhe o blog e nossas redes sociais para ficar por dentro das atualizações sobre o andamento da pesquisa e das oportunidades de envolvimento!

Nenhum comentário: