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Os estudantes foram apresentados a diversas obras de referência, com destaque para o artigo Para Fazer História Ambiental, de Donald Worster. Além disso, tiveram contato com a entrevista de Worster intitulada Por uma História Ambiental Planetária, publicada na revista Esboços. Outro texto importante que está sendo trabalhado é A Última Catástrofe Planetária? História ambiental e história do tempo presente, uma aproximação necessária, de Elenita Malta Pereira e Alfredo Ricardo Silva Lopes.
Com base nessas leituras iniciais, os estudantes estão se preparando para realizar uma revisão bibliográfica que busca explorar o campo da História Ambiental, analisando o que é, como se originou e como se desenvolve o estudo dessa área. Essa abordagem visa não apenas consolidar o entendimento teórico, mas também identificar as principais vertentes e debates acadêmicos que sustentam a História Ambiental no cenário contemporâneo.
Além das obras mencionadas, os estudantes também estão estudando conceitos fundamentais, como o de Divulgação Científica, um aspecto crucial para comunicar e disseminar os resultados das pesquisas acadêmicas. Nesse contexto, estão realizando a leitura de textos como O que é Divulgação Científica?, de Henrique César da Silva, que oferece uma introdução ao conceito e à importância da divulgação científica no Brasil.
Outro material de estudo é o texto Divulgação Científica e Percepção Pública de Brasileiros(as) sobre Ciência e Tecnologia, de Fernando Delabio, Débora Piai Cedran, Lorraine Mori e Neide Maria Michellan Kioranis, da Universidade Estadual de Maringá. Este artigo aborda a relação entre a popularização da ciência e a percepção pública da ciência e da tecnologia entre os brasileiros, explorando como o entendimento dessas áreas impacta a sociedade. Com uma abordagem crítica e analítica, os estudantes aprofundam-se nas interseções entre a ciência, sua comunicação e o público em geral, contribuindo para um melhor entendimento do papel da ciência na vida cotidiana.
Essas leituras e reflexões são parte essencial do trabalho de Iniciação Científica, permitindo que os alunos desenvolvam um entendimento profundo das áreas de estudo, além de aprimorar habilidades analíticas e críticas necessárias para a construção de suas próprias pesquisas. A pesquisa sobre a divulgação científica dos grupos de pesquisa de História Ambiental no Sul e Sudeste do Brasil vai sendo desenvolvida, acompanhe as informações aqui em nosso blog, e na própria página destina ao projeto Divulgação Científica em redes Sociais.
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