"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

domingo, 20 de outubro de 2024

O que os Estudantes Pesquisadores do PIBIC CNPq Ensino Médio da FURB estão desenvolvendo em suas Pesquisas de Iniciação Científica?

Imagem criada com IA
No decorrer da Iniciação Científica dos estudantes do PIBIC CNPq Ensino Médio da FURB, já foram realizadas três reuniões de orientação. Nesses encontros, os pesquisadores em formação tiveram a oportunidade de aprender uma metodologia importante para o trabalho acadêmico: o fichamento de textos, ferramenta essencial para organizar as leituras e sintetizar as informações.

Os estudantes foram apresentados a diversas obras de referência, com destaque para o artigo Para Fazer História Ambiental, de Donald Worster. Além disso, tiveram contato com a entrevista de Worster intitulada Por uma História Ambiental Planetária, publicada na revista Esboços. Outro texto importante que está sendo trabalhado é A Última Catástrofe Planetária? História ambiental e história do tempo presente, uma aproximação necessária, de Elenita Malta Pereira e Alfredo Ricardo Silva Lopes.

Com base nessas leituras iniciais, os estudantes estão se preparando para realizar uma revisão bibliográfica que busca explorar o campo da História Ambiental, analisando o que é, como se originou e como se desenvolve o estudo dessa área. Essa abordagem visa não apenas consolidar o entendimento teórico, mas também identificar as principais vertentes e debates acadêmicos que sustentam a História Ambiental no cenário contemporâneo.

Além das obras mencionadas, os estudantes também estão estudando conceitos fundamentais, como o de Divulgação Científica, um aspecto crucial para comunicar e disseminar os resultados das pesquisas acadêmicas. Nesse contexto, estão realizando a leitura de textos como O que é Divulgação Científica?, de Henrique César da Silva, que oferece uma introdução ao conceito e à importância da divulgação científica no Brasil.

Outro material de estudo é o texto Divulgação Científica e Percepção Pública de Brasileiros(as) sobre Ciência e Tecnologia, de Fernando Delabio, Débora Piai Cedran, Lorraine Mori e Neide Maria Michellan Kioranis, da Universidade Estadual de Maringá. Este artigo aborda a relação entre a popularização da ciência e a percepção pública da ciência e da tecnologia entre os brasileiros, explorando como o entendimento dessas áreas impacta a sociedade. Com uma abordagem crítica e analítica, os estudantes aprofundam-se nas interseções entre a ciência, sua comunicação e o público em geral, contribuindo para um melhor entendimento do papel da ciência na vida cotidiana.

Essas leituras e reflexões são parte essencial do trabalho de Iniciação Científica, permitindo que os alunos desenvolvam um entendimento profundo das áreas de estudo, além de aprimorar habilidades analíticas e críticas necessárias para a construção de suas próprias pesquisas. A pesquisa sobre a divulgação científica dos grupos de pesquisa de História Ambiental no Sul e Sudeste do Brasil vai sendo desenvolvida, acompanhe as informações aqui em nosso blog, e na própria página destina ao projeto Divulgação Científica em redes Sociais.

Nenhum comentário: