"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

Oportunidade de Bolsas/Pesquisas

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) oferece bolsas de iniciação científica (IC) para seus estudantes de graduação. As bolsas são concedidas por meio de programas de fomento à pesquisa, como o PIBIC/CNPq e o PIBITI/CNPq, de agências de fomento federal, e através do PIPe através do FUNDES e UNIEDU, garantidos pelos artigos 170 e 171 da Constituição de Santa Catarina.

Para participar de um programa de bolsa de IC, o estudante deve cumprir os seguintes requisitos:


  • Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da FURB;
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) igual ou superior a 6,0;
  • Ter disponibilidade de 20 horas semanais para atividades de pesquisa.
  • Participar de Projeto de Iniciação Científica sob orientação de professor vinculado a grupo de pesquisa certificado pela FURB, aprovado em edital.
As bolsas de IC são uma excelente oportunidade para estudantes de graduação que desejam iniciar uma carreira na pesquisa. As atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito das bolsas permitem que os estudantes desenvolvam habilidades e conhecimentos importantes para o mercado de trabalho.

As bolsas de IC da FURB também podem ser concedidas por meio de editais publicados por agências de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Muitos estudantes que foram bolsistas, também já retornaram ao grupo para prestar serviços em pesquisas desenvolvidas com fomentos externos.

Para participar de uma pesquisa no Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí entre em contato através dos seguintes pesquisadores:



Nenhum comentário: