"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

Projetos Realizados

Pesquisas Científicas desenvolvidas pelo GPHAVI desde 2004.

As pesquisas foram realizadas por pesquisadores/professores e estudantes do Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação na FURB, através do fomento de recursos públicos, como bolsas de Iniciação Científica, ou fomentos de recursos por Agencias Financiadoras. Os títulos e estudos aqui divulgados devem ser devidamente citados e referenciados, veja como.
Para referenciar um relatório, siga o exemplo:

GARROTE, Martin Stabel; DAMBROWSKI, Vanessa; SANTOS, Gilberto Friedenreich. Histórico ambiental da mata atlântica da região do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia e entorno no séc. XX. Relatório Final de Iniciação Científica/PIPe Art. 170/2004-Governo de Santa Catarina. Blumenau: Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí/FURB. 2005. Disponível em: <http://gphavi.blogspot.com/endereçodopdf.pdf>. Acesso em: data do acesso.

Dúvidas entrem em contato.



PESQUISA/EXTENSÃO

2004-2005
Histórico Ambiental da Mata Atlântica da região do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia e entorno no séc. XX
A pesquisa de Iniciação Científica foi orientada pelo professor Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos, Departamento de História e Geografia, e realizada pelo Bolsista de Iniciação Científica, acadêmico de História, Martin Stabel Garrote, financiado pelo PIPe Art. 170 em 2004. A pesquisa consistiu em realizar histórico ambiental apontando as influências antrópicas ocorridas no processo de ocupação humana na região sul de Blumenau, especificamente na área do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia. Com esta pesquisa foi possível compreender o início da colonização no sul de Blumenau, e como ocorreram as interações entre a sociedade, representada pela Comunidade da Nova Rússia, e a natureza, com a Mata Atlântica. Além disso foi a pesquisa que demonstrou a necessidade da criação de um grupo de pesquisas de História Ambiental na FURB em 2004.
Ver Relatório Final aqui

2006 - 2009
Análise histórico ambiental da memória oral de duas comunidades do entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia (Vale do Itajaí - Santa Catarina).
A pesquisa Científica foi coordenada pelo geógrafo Doutor Gilberto Friedenreich dos Santos, e realizada pelo historiador Martin Stabel Garrote e a Bióloga Vanessa Dambrowski. Nesta pesquisa foi realizado levantamento da memória sobre as relações natureza sociedade das comunidades da Nova Rússia e Nova Sibéria, e foi possível determinar as influências antrópicas e as consequências destas na natureza e sociedade no entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia. A pesquisa foi realizada com recursos FAPESC, Edital Universal, Chamada Pública 07/2006 - Apoio à Pesquisa Científica Básica - Linha II
Ver Relatório Final aqui


Em breve as demais pesquisas estarão aqui e seus respectivos relatório serão disponibilizados para consulta, com a liberação dos links. 












Nenhum comentário: