"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 13 de julho de 2011

História Ambiental da Reserva Biológica Sassafrás (Vale do Itajaí-SC) começa a ser desvendada com IC

Saiu hoje o resultado do Edital de IC da FURB e o GPHAVI sob orientação do Prof Gilberto estará desenvolvendo duas pesquisas com a temática da História Ambiental e áreas protegidas. O edital, e o resultado podem ser acessados nos links correspondentes.


O GPHAVI abre edital para a seleção de bolsistas para essas pesquisas.

BOLSISTAS SELECIONADOS

Segue resumo sobre os projetos. Os acadêmicos (todas as áreas do conhecimento – o grupo é interdisciplinar) interessados deverão procurar o Prof Gilberto no Dep de História e Geografia para entrevista, ou o Historiador Martin na sala do GPHAVI, Campus I, Bloco R, sala 130. Maiores informações podem ser obtidas através do e-m@il gphavi.furb@yahoo.com.br, ou pelo telefone 3321 0496 (em qualquer terminal telefônico da Universidade ligar para o ramal 496). O edital de chamada e datas será colocado no mural do GPHAVI em frente ao CCHC.

Segue resumos:

PIBIC/FURB (desconto de R$360,00 nas mensalidades, o acadêmico não precisa de cadastro com o DAE)

TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS E PROCESSO HISTÓRICO DE OCUPAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA NO VALE DO ITAJAÍ (SANTA CATARINA): ESTUDO DE CASO DA RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL SASSAFRÁS E DO SEU ENTORNO NA GLEBA DO MUNICÍPIO DE BENEDITO NOVO

O Estado catarinense se situa num contexto de diversidade e riqueza de recursos naturais; e de variedade na composição étnica da população que se instalaram e desenvolveram uma intensa pressão sobre os recursos naturais restando, atualmente, fragmentos reduzidos e isolados de biomas e ecossistemas associados. Assim, por abrigar uma das poucas áreas remanescentes da Floresta Atlântica, a Reserva Biológica Estadual Sassafrás (REBES) que recebeu essa denominação por ser o habitat da canela sassafrás, espécie considerada ameaçada de extinção, divide-se em duas glebas: 1) município de Doutor Pedrinho (situação fundiária parcialmente regularizada), e 2) Benedito Novo (situação não regularizada). O histórico de exploração do óleo de sassafrás é considerado um elemento marcante no patrimônio histórico-cultural local. Sob o enfoque da História Ambiental, o objetivo é avaliar as transformações ambientais relacionados ao processo de ocupação humana ocorrido na REBES e do seu entorno na gleba do município de Benedito Novo e suas implicações na conservação da diversidade biológica. Os objetivos específicos são: descrever as características naturais; identificar fontes históricas; compreender o processo histórico de ocupação da região; identificar as influências antrópicas; levantar os elementos extraídos da biodiversidade e determinar suas formas de utilização pelas comunidades; identificar as conseqüências da exploração da biodiversidade; reconstituir o processo de exploração do óleo de sassafrás e produção do safrol; contribuir para o conhecimento dos aspectos histórico-culturais e ambientais; e acompanhar o processo de desapropriação dos proprietários situados na REBES. Os resultados serão obtidos através da coleta de dados em fontes primárias com observações a serem realizadas “in locu”, e entrevistas com o método da História Oral; e de fontes secundárias: bibliografias, relatórios de pesquisas, artigos, trabalhos acadêmicos, noticias de periódicos, documentos oficiais, e material icnográfico. Os dados primários e secundários serão analisados qualitativamente, confrontados e classificados conforme os objetivos específicos, para organizá-los de forma linear e temporal. A pesquisa será uma referência para que a sociedade possa participar no processo para a conservação e do uso adequado do patrimônio natural e público que as unidades de conservação representam; e para a gestão de projetos ou políticas públicas de desenvolvimento sustentável na REBES.



(PIBIC/CNPq remunera R$360,00 em conta no BB – FURB)

TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS E PROCESSO HISTÓRICO DE OCUPAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA NO VALE DO ITAJAÍ (SANTA CATARINA): ESTUDO DE CASO DA RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL SASSAFRÁS E DO SEU ENTORNO NA GLEBA DO MUNICÍPIO DE DOUTOR PEDRINHO

O Estado catarinense se situa num contexto de diversidade e riqueza de recursos naturais; e de variedade na composição étnica da população que se instalaram e desenvolveram uma intensa pressão sobre os recursos naturais restando, atualmente, fragmentos reduzidos e isolados de biomas e ecossistemas associados. Assim, por abrigar uma das poucas áreas remanescentes da Floresta Atlântica, a Reserva Biológica Estadual Sassafrás (REBES) que recebeu essa denominação por ser o habitat da canela sassafrás, espécie considerada ameaçada de extinção, divide-se em duas glebas: 1) município de Doutor Pedrinho (situação fundiária parcialmente regularizada), e 2) Benedito Novo (situação não regularizada). O histórico de exploração do óleo de sassafrás é considerado um elemento marcante no patrimônio histórico-cultural local. Sob o enfoque da História Ambiental, o objetivo é avaliar as transformações ambientais relacionados ao processo de ocupação humana ocorrido na REBES e do seu entorno na gleba do município de Doutor Pedrinho e suas implicações na conservação da diversidade biológica. Os objetivos específicos são: descrever as características naturais; identificar fontes históricas; compreender o processo histórico de ocupação da região; identificar as influências antrópicas; levantar os elementos extraídos da biodiversidade e determinar suas formas de utilização pelas comunidades; identificar as conseqüências da exploração da biodiversidade; reconstituir o processo de exploração do óleo de sassafrás e produção do safrol; contribuir para o conhecimento dos aspectos histórico-culturais e ambientais; e acompanhar o processo de desapropriação dos proprietários situados na REBES. Os resultados serão obtidos através da coleta de dados em fontes primárias com observações a serem realizadas “in locu”, e entrevistas com o método da História Oral; e de fontes secundárias: bibliografias, relatórios de pesquisas, artigos, trabalhos acadêmicos, noticias de periódicos, documentos oficiais, e material icnográfico. Os dados primários e secundários serão analisados qualitativamente, confrontados e classificados conforme os objetivos específicos, para organizá-los de forma linear e temporal. A pesquisa será uma referência para que a sociedade possa participar no processo para a conservação e do uso adequado do patrimônio natural e público que as unidades de conservação representam; e para a gestão de projetos ou políticas públicas de desenvolvimento sustentável na REBES.

Nenhum comentário: