"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Estudante pesquisador do grupo desenvolve TCC sobre a História do GPHAVI!

Juliano João Nazário é estudante de História da FURB, e desde 2018 vem participando das pesquisa do grupo, iniciando com uma pesquisa que investigou a História Ambiental de comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí, é idealizador, autor e pesquisou como bolsista a História Ambiental e o Desenvolvimento Regional do Parque da Malwee em Jaraguá do Sul. Tendo sua passagem pelo grupo resolveu produzir uma pesquisa para seu TCC de História que e analisa a História do grupo. Projeto que foi aprovando recentemente pelo programa FUMDES do UNIEDU: GPHAVI: a História de um grupo de pesquisa de História Ambiental na FURB, coordenado pelo pesquisador Gilberto com orientação de Martin.

Conforme Juliano, a problemática ambiental se insere na agenda da produção acadêmia principalmente a partir do pós-guerras. Uma das últimas ciências a adotar a abordagem da problemática ambiental foi a História, e dela uma linha de pesquisa denominada de História Ambiental inicia a denunciar os processos negativos do desenvolvimento capitalista. A partir de 1970, associações, eventos, e grupos de pesquisadores se formam pelo mundo. Em santa Catarina, ocorre o mesmo, sendo na Universidade Regional de Blumenau registrado um grupo cadastrado e certificado que atua desde 2004. 

O objetivo geral é historiar o Grupo de Pesquisa de História Ambiental do Vale do Itajaí presente na FURB compreendendo o contexto e o processo histórico de criação do grupo, quantificar e qualificar a produção acadêmica que foi desenvolvida entre 2004-2020 e classificar e associar a produção do grupo conforme os temas, fontes e linhas de pesquisa da área e associar essa produção às dimensões da História Ambiental.

O Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí - GPHAVI, é um grupo de pesquisa interdisciplinar vinculado à Base de Grupos do CNPq, ao Departamento de História e Geografia e Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação - FURB. O grupo investiga e produz conhecimento sobre a História Ambiental no Brasil, Santa Catarina e do Vale do Itajaí. Também realiza serviços técnicos especializados através da Universidade para a comunidade. Na universidade atua com pesquisa, extensão e ensino com projetos no Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação. Na comunidade atua através de parcerias pela prática da extensão (FURB, 2020).

Segundo Lilia dos Santos Seabra (2019, p.14), em pesquisa realizada no ano de 2015, a maior parte dos pesquisadores em História Ambiental "está concentrada nas regiões sul (46%) e sudeste (34%) do país. Nestas regiões, vale destacar, está concentrado o maior número de núcleos de pesquisa em História Ambiental". Sendo a Universidade Federal de Santa Catarina o principal polo de pesquisa contando com a metade dos pesquisadores da região Sul. Ainda, conforme Seabra (2019, p. 14) "há, no país, um notório avanço nos estudos da História Ambiental, com diferentes pesquisadores envolvidos e temas variados". Nessa toada, é oportuno analisar de que forma a pesquisa vem se desenvolvendo no GPHAVI, um laboratório periférico de Santa Catarina. Permitindo, assim que haja um melhor entendimento dos focos de pesquisa, o que pode levar a um melhor planejamento de futuros projetos do grupo, bem como, uma maior clareza para aqueles que venham a desenvolver interesse de ingressar na pesquisa sobre a História Ambiental na FURB. Outra contribuição a ser destacada é a de tornar visível para a comunidade acadêmica e comunidade em geral, os trabalhos e contribuições realizados pelo Grupo de Pesquisa em História Ambiental do Vale do Itajaí.

A pesquisa e o TCC de Juliano estão em desenvolvimento, e os resultados poderão ser acessados pelo nosso blog. Fique ligado e acompanhe as notícias!

Nenhum comentário: