"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Novos projetos de IC PIPE serão desenvolvidos pelo GPHAVI

A FURB divulgou relação dos projetos de IC com bolsa financiada pelo Governo do Estado - SC, e o grupo aprovou as seguintes pesquisas:


Viajantes e Imigrantes no Vale do Itajaí (Santa Catarina)

O Vale do Itajaí no século XIX, início da colonização europeia, apresentava um caráter natural que fascinava os colonos imigrantes e viajantes europeus. Ambos (imigrantes e viajantes) são fontes da presente pesquisa que através das práticas de escrita registraram observações e investigações aqui realizadas hoje disponíveis em publicações (livros, relatórios, artigos em periódicos, cartas e correspondências). Geralmente apresentam informações e descrições ricas sobre economia, cultura, costumes, crenças, do meio físico, da paisagem e do uso dos recursos naturais de um determinado período do passado. Nesta etapa da pesquisa (PIPe 2012) pretende-se dar continuidade ao levantamento de material bibliográfico de viajantes, e incluir os registros de cartas e correspondências dos imigrantes, e suas descrições das características humanas e naturais do Vale do Itajaí. A pesquisa será documental e bibliográfica, existente nos arquivos públicos e bibliotecas de Blumenau e da região, e consulta via internet do site de bibliotecas nacionais. Serão levantados e consultados textos diversos, como os registros dos relatos de viajantes estrangeiros, obras de pesquisadores e de escritores, monografias, relatórios das administrações provinciais, cartas e correspondências. As informações coletadas serão sistematizadas e classificadas sobre as características naturais considerando os aspectos florísticos, faunísticos, geográficos, paisagísticos, geológicos, e uso dos recursos naturais; e em relação às características humanas os aspectos etnográficos e culturais. A produção bibliográfica sobre os relatos dos viajantes e imigrantes no Vale do Itajaí são inexpressivas, e são uma das mais importantes fontes de informações históricas para os estudos da História Ambiental, pois geralmente são ricos em descrições da cultura, do meio físico, e da paisagem.

História da Produção Artesanal de Cal no Município de Botuverá (Médio Vale do Itajaí-Mirim)

O município de Botuverá apresenta atualmente um crescimento significativo na indústria de mineração, e que representa em torno de 65% da sua economia com relevância gradativa do setor têxtil. O município historicamente também se caracterizou pela exploração madeireira, garimpo de ouro, produção artesanal de cal, e fumicultura. A produção artesanal de cal teve no século XX seu auge e atualmente está abandonada. Parte significativa do município de Botuverá (10,86%) é abrangida pelo Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI), que historicamente foi área de exploração de cal. A seleção do tema (cal) justifica-se pelos seguintes motivos: a) historicamente já foi uma importante atividade econômica para o município de Botuverá, e b) também foi responsável por uma forte pressão antrópica no uso da cobertura arbórea da Mata Atlântica, que contribuiu para a significativa redução da mata nativa e perda e desaparecimento de espécies da biodiversidade local. O objetivo é compreender a História Ambiental do município de Botuverá (Médio Vale do Itajaí-Mirim) enfocando a produção artesanal de cal no século XX. Para tanto se torna necessário: a) identificar fontes históricas, escritas e não escritas; b) compreender o processo histórico de ocupação da região; c) levantar os recursos naturais e elementos extraídos da biodiversidade da Floresta Atlântica para a produção de cal; d) compreender o processo histórico de produção de cal e da tecnologia empregada; e e) identificar os impactos sociais aos trabalhadores na produção de cal, e dos impactos ambientais gerados à biodiversidade da Floresta Atlântica. Os resultados serão obtidos através da coleta de dados em fontes primárias com observações a serem realizadas “in locu”, e entrevistas com o Método da História Oral; e de fontes secundárias: bibliografias, relatórios de pesquisas, artigos, trabalhos acadêmicos, notícias de periódicos, documentos oficiais, material icnográfico, entre outros materiais que surgirem no processo da pesquisa. Espera-se com este projeto fornecer informações que sejam usados com a finalidade de conscientizar a população no geral e as que estão no entorno do parque sobre a responsabilidade do uso adequado dos elementos da biodiversidade.

Para participar dos projetos haverá uma seleção de bolsistas através de entrevista. Os interessados poderão entrar em contato com o grupo (Prof Gilberto e Martin) através do mail ou telefone informados no blog, até final de fevereiro - 2012. Lembramos que na modalidade de IC PIPe os acadêmicos devem ter Cadastro Sócio Econômico na FURB. As bolsas serão descontadas diretamente das mensalidades.

As atividades consistem em:
- leituras e fichamentos de textos
- levantamento de fontes históricas em arquivos e campo de pesquisa (arquivos, bibliotecas e etc)
- sistematização das informações e interpretação dos dados
- elaboração de relatórios e artigos científicos
- participação de eventos internos e externos com apresentação e publicação de estudos.

Acadêmico, aguardamos o teu contato!

Nenhum comentário: