"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Primeira Circular da Terceira escola de pós-graduação da SOLCHA






A Sociedade Latinoamericana y Caribeña ãha de História Ambiental (SOLCHA) é uma associação criada desde 2006 e tem como finalidade apoiar os esforços voltados para que a história amplie os horizontes disciplinares e se torne uma ciência mais inclusiva, facilitando o diálogo interdisciplinar entre as ciências naturais e sociais, comprometida com a construção de uma vida coletiva mais sustentável. Além de dar visibilidade a este campo interdisciplinar, a SOLCHA busca fortalecer as relações entre os agentes envolvidos com a história ambiental em diferentes partes do mundo. A SOLCHA também tem se posicionado como uma sociedade comprometida em influenciar as políticas que promovem futuro ambientalmente saudável. A partir dessa missão e visão, esta associação tem se organizado no sentido de promover espaços privilegiados para divulgar pesquisas sobre a história ambiental da América Latina e do Caribe. Para atender as suas intencionalidades tem sido realizado os Simpósios e as Escolas de Pós-Graduação, que tem um calendário intercalado, bianualmente, e com uma rotatividade entre os países latino-americanos. A primeira Escola de Estudos de Pós-Graduação SOLCHA foi realizada entre 3 e 7 de Junho de 2013 na Colômbia. A organização foi partilhada entre a Universidade de Los Andes e da Universidade Nacional da Colômbia. O evento contou com a participação de 23 alunos de mestrado e doutorado de cinco países diferentes da América-Latina. Além dos alunos, a Escola contou com a participação de 13 professores, também de países diferentes, ligados à SOLCHA. A segunda Escola de Pós-Graduação foi realizada entre os dias 23 e 27 de Novembro de 2015, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na cidade de Guarapuava, Paraná, Brasil. O evento teve a coordenação do professor Jó Klanovicz e apoio do Laboratório de Meio Ambiente e História Gênero, do Departamento de História da Unicentro. A terceira Escola de Pós-Graduação da SOLCHA acontecerá entre os dias 24 a 27 de outubro de 2017 no Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis, Estado de Goiás, Brasil. O evento terá como instituições organizadoras o Centro Universitário de Anápolis, a Universidade Estadual de Goiás e a Universidade Federal de Santa Catarina.

CONSIDERAÇÕES GERAIS 

A Escola de Pós-Graduação da SOLCHA manterá a orientação das primeiras e segundas edições, com o enfoque na temática da História Ambiental da América Latina. Seguindo os moldes das duas primeiras edições, as principais atividades a serem desenvolvidas serão: 

1. Discussão de textos dos estudantes: Esta é atividade central da escola, e cada estudante deve enviar com antecedência um texto relativo ao trabalho que estão desenvolvendo na Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado), podendo ser enviado em português, inglês ou espanhol. Os textos deverão ser lidos e debatidos pelos professores participantes. 

2. Sessões de seminários: as sessões acontecerão a partir da indicação de temas propostos pelos professores, considerando da temática geral em História Ambiental Latino-Americana. 

3. Conferências: A proposta é de uma conferência que aborde a situação atual da História Ambiental Latino-Americana e o papel da SOLCHA. 

4. Saída de Campo: a previsão de saída de campo para sítios de patrimônio histórico e ambiental de Goiás, com a previsão de um pernoite em acampamento próximo ao rio Corumbá e a Serra dos Pirineus, na região de Pirenópolis e Corumbá de Goiás. A saída de campo visa a compreensão da relação entre história e natureza na constituição da ocupação do Brasil Central, num diálogo entre as ciências humanas e naturais, tendo o bioma Cerrado como referência. 

PARTICIPANTES 

Seguindo a experiências das duas primeiras edições, adotaremos o limite de 18 participantes. Estes participantes serão selecionados dentre estudantes de Programas de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) de diferentes áreas do conhecimento. Não será, portanto, necessário, a vinculação com Programas de Pós-Graduação em História. No entanto, a temática abordada, bem como as metodologias propostas e o projeto de pesquisa em desenvolvimento, deverão estar vinculadas à História Ambiental. Dentre os participantes, pelo menos dois serão estudantes da UniEVANGELICA, instituição sede do evento. Será feita uma convocação pública e, conforme recomendações de escolas anteriores, o objetivo é manter o caráter internacional do evento, com estudantes e professores de mais de um país.

PROFESSORES 

A escola contará com a participação dos seguintes professores: 

Adrián Gustavo Zarrilli, Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) 
Alessandra Izabel de Carvalho, Universidade Estadual de Ponta Grossa (Brasil) 
Claudia Leal, Universidad de Los Andes (Colômbia) 
Diogo de Carvalho Cabral, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Brasil) 
Dominichi Miranda de Sá, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (Brasil) 
Eunice Sueli Nodari – Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) 
José Augusto Pádua, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
José Luiz de Andrade Franco, Universidade de Brasília (Brasil) 
Lise Sedrez, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
Magali Romero Sá, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (Brasil) 
Marina Miraglia, Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina)
Paulo Henrique Martinez, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Regina Horta Duarte, Universidade Estadual de Minas Gerais (Brasil) 
Reinaldo Funes Monzote, Fundación Antonio Núñez Jiménez de La Naturaleza y el Hombre (Cuba) Rogério Ribeiro de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) 
Samira Peruchi Moretto – Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil) 
Sandro Dutra e Silva, Universidade Estadual de Goiás e UniEVANGELICA (Brasil) 

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