Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome
Mahatna Gandhi

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Trabalhos apresentados no ST História Ambiental e o Desenvolvimento Regional

Ocorreu neste quinta-feira o Simpósio Temático: História Ambiental e o Desenvolvimento Regional, na XXIV Semana Acadêmica de História coordenada pelo CAHClio e Departamento de História e Geografia da FURB. Entre os trabalhos inscritos, e apresentados, os estudantes bolsistas do grupo apresentaram recortes de suas pesquisas de Iniciação Científica financiadas pelos programas FUMDES, PIPe, e PIBIC. O estudo Memórias sobre o uso do solo em Dona Emma e suas transformações ambientais foi apresentado pelo graduando em História Wilham Zilz, sob orientação do Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos. O estudo Memória do uso de plantas exóticas na região do Parque Nacional da Serra do Itajaí (Blumenau, Indaial e Gaspar-SC) foi apresentado pela graduanda em Engenharia Florestal Jaqueline Gonçalves Amaro sob orientação da Ms. Vanessa Dambrowski. E o trabalho Apontamentos sobre o desenvolvimento regional no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí (Blumenau e Indaial-SC) foi apresentanto pelo graduando em Ciências Biológicas Dilso Roecker Jr. sob orientação do Ms. Martin Stabel Garrote.

Além das pesquisas desenvolvidas pelo GPHAVI, foi apresentado no simpósio dois trabalhos do LABIMHA-UFSC:  Imigração polonesa e agricultura no Paraná uma paisagem antrópica (Tomas Coelho - XIX), de autoria da mestranda em História Fabiana Carla Guarez, bolsista CAPES, e o trabalho Os caminhos dos ervais: o vale do rio Negro nos mapas da exploração da erva-mate, de autoria da graduanda em história Valéria Felczak, bolsista PET, ambos os estudos sob orientação do Dr. João Klug. Pela FURB também foi apresentado o estudo As condições do trabalho no modo de produção capitalista, de autoria do mestrando em Desenvolvimento Regional, bolsista CAPES Guilherme Augusto Hilário Lopes e de sua companheira, graduanda em Ciências Sociais Tairine Gabriela Pereira Lopes. Os autores que apresentaram seus estudos serão certificados pelo evento, e seus resumo publicados em Anais, e caso tenham interesse poderão encaminhar texto completo para publicação, conforme normas no site do evento.

Nenhum comentário: