"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Pesquisa analisará a História Ambiental do Desenvolvimento Regional no entorno do Parque da Malwee em Jaraguá do Sul-SC

Que tipo de desenvolvimento ocorre no entorno de parques privados? O Parque Malwee, na cidade de Jaraguá do Sul foi inaugurado em 1978, possui aproximadamente 1,5 milhão de m² de área preservada, abriga em sua extensão mais de 35 mil árvores, nativas e exóticas à flora brasileira e 133 espécies de aves catalogadas e é pertencente ao grupo Malwee. Tanto a empresa quanto o parque são peças importantes no desenvolvimento da cidade.
Fonte: Grupo Malwee
O objetivo é investigar a História do Desenvolvimento Regional das populações que vivem próximas ao parque Malwee na cidade de Jaraguá do Sul. Como metas a pesquisa vai (a)compreender o processo histórico de ocupação e colonização do municipio de jaragua do Sul e da região do Parque Malwee; (b)identificar na história do entorno do Parque Malwee os processos de desenvolvimento local; (c)analisar as transformações socioambientais proporcionadas pela existência e funcionamento do parque.
A proposta da pesquisa surgiu durante a pesquisas FUMDES 2018, sobre a História Ambiental e o Desenvolvimento Regional das comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Apiúna, Presidente Nereu e Vidal Ramos - SC, os estudantes e bolsistas fumdes do GPHAVI Juliano João Nazário e Kayuã Girardi tiveram a ideia de propor um projeto, tendo como base o que estavam fazendo sobre o PNSI, mas em outro parque, e neste caso um parque privado, o Parque da Malwee em Jaraguá do Sul - SC. Essa iniciativa foi submetida para avaliação no edital FUMDES 2019 e obteve aprovação (veja a relação dos aprovados clicando aqui). A pesquisa História do desenvolvimento da região do Parque Malwee em Jaraguá do Sul - SC será realizada pelos estudantes entre maio de 2019 até abril de 2020 e conta com a orientação do pesquisador Martin S. Garrote e de Gilberto F. dos Santos. Acompanhe aqui no Blog do GPHAVI o andamento da pequisa.


Nenhum comentário: