"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Estudo é publicado na Revista Caminhos de Geografia tratando da paisagem e uso da biodiversidade no Vale do Itajaí do século XIX

F
oi publicano na Revista Caminhos de Geografia o estudo A paisagem e uso da biodiversidade da Mata Atlântica no Vale do Itajaí-Açu (Santa Catarina) no século XIX. O estudo de autoria dos pesquisadores Gilberto e Martin, apresenta um panorama sobre as diversas atividades de extrativismo (caça; pesca; vegetal e madeireiro) da Mata Atlântica, e o uso dessa biodiversidade no século XIX, e com elas, impressões da paisagem natural da floresta do período. Em síntese as fontes apresentaram descrições sobre a beleza da Mata Atlântica, sobre o extrativismo madeireiro como uma importante atividade do desenvolvimento, e demais usos da da biodiversidade. "A riqueza na variedade da flora representa uma diversidade nas propriedades das espécies, como dureza, resistência, facilidade de manuseio da madeira, e a composição química que condicionaram o uso para diversos fins"(SANTOS, GARROTE, 2022). Para acessar o estudo completo, clique aqui!

Referência:
Santos, G. F., & Garrote, M. S. (2022). A PAISAGEM E USO DA BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA NO VALE DO ITAJAÍ-AÇU (SANTA CATARINA) NO SÉCULO XIX . Caminhos De Geografia, 23(88), 173–188. https://doi.org/10.14393/RCG238859437

Nenhum comentário: