"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sábado, 16 de setembro de 2023

A importância da água no desenvolvimento regional da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí

Esta postagem apresenta os objetivos e metodologia de uma pesquisa em andamento sobre a história ambiental da água e sua importância para o desenvolvimento regional na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, no período de 1850 a 2020. A pesquisa está relacionada com a temática das Humanidades Ambientais e tem como objetivo geral analisar a importância da água no processo de desenvolvimento regional. 

A água é um recurso natural essencial para a vida, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico e social. Na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, os diferentes usos da água determinam o desenvolvimento das comunidades que vivem na região.

A chegada dos imigrantes europeus na segunda metade do século XIX foi um marco na história da bacia, pois trouxe novas formas de apropriação dos recursos hídricos. A agricultura irrigada, a indústria e o turismo são os principais usos da água na região, e todos eles tiveram um impacto significativo no desenvolvimento regional.

No entanto, o crescimento da população e o aumento da demanda por água têm levado a uma série de problemas ambientais, como a poluição e a escassez. A pesquisa em andamento busca analisar a história ambiental da água na bacia, com o objetivo de compreender a importância desse recurso para o desenvolvimento regional e de propor estratégias para a sua conservação.

O objetivo geral da pesquisa é analisar a história ambiental da água e sua importância para o desenvolvimento regional na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí no período de 1850 a 2020. Os objetivos específicos são:

Analisar as impressões sobre a água na história da região;

Identificar e analisar o processo de usos da água e de degradação ambiental da água na região;

Identificar e analisar os conflitos sobre a água na história da região;

Compreender a importância da água no desenvolvimento regional.

A pesquisa é de caráter histórico descritivo qualitativo. A abordagem metodológica é interdisciplinar, abrangendo ciências como História, Geografia e Desenvolvimento Regional. A pesquisa será realizada por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas com atores-chave da região. Os dados coletados serão analisados a partir da perspectiva histórica ambiental. Por ser um projeto amplo, o grupo estará desenvolvendo Iniciações Científicas com estudantes da graduação para responder os objetivos.

Já foram realizadas as seguintes ICs para atender o projeto:

  • História Ambiental da Água no Vale do Itajaí (SC) nas Publicações da Revista Blumenau em Cadernos (1980 a 1999) (Fomento bolsa UNIEDU - Estado de Santa Catarina - projeto em andamento...)

  • Uma abordagem interdisciplinar no estudo da água na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-açu (Fomento de bolsa PIBIC CNPQ - projeto em andamento ...)

  • Abordagens de História Ambiental nas publicações da Blumenau em Cadernos (SC) (Fomento bolsa UNIEDU - Estado de Santa Catarina - projeto finalizado)

  • A água na História do Vale do Itajaí - SC: uma análise das publicações da Revista Blumenau em Cadernos de 1957 a 1979 (Fomento PIBIC- CNPq - projeto finalizado)

A pesquisa em andamento tem o potencial de contribuir para o conhecimento sobre a importância da água no desenvolvimento regional da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. Os resultados da pesquisa adquiridos através das Iniciações Científicas poderão ser utilizados para o desenvolvimento de políticas públicas e ações de conservação dos recursos hídricos na região.

Acompanhe o nossas publicações para saber mais!

Nenhum comentário: