"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

terça-feira, 27 de julho de 2010

GPHAVI comemora seus seis (06) anos de existência e atuação

Foi realizada nesta terça-feira, dia 27/07/2010 reunião de confraternização dos gphavianos (integrantes do GPHAVI) com a finalidade de comemorar seus 6 anos de existência na FURB (grupo certificado pela instituição), e seu novo espaço físico (laboratório) no Bloco R, sala 130.
Até 2007 o GPHAVI estava sem espaço, e em 2008 passou a estar sediado no Departamento de História e Geografia. Em 2009 o grupo foi transferido para a sala R 310, permanecendo até início de 2010, e hoje está na R130.
Esteve presente a chefe do Departamento de História a prof. Ms Sueli V. Petry, além do pessoal que trabalha no CCHC, Mara e Ricardo, que tiveram a oportunidade, junto com os demais presentes, de degustar dos quitutes da comemoração.

Outros pesquisadores e ex-bolsistas não puderam estar presentes. Na foto a seguir estão os integrantes do GPHAVI do ano de 2010.
Da esquerda para a direita estão: Lizandro (Bolsista PIPe 2010 - estudante de administração), Ana (Bolsista PIBIC-FURB 2009-2010, estudante de Ciências Sociais), Vitória (Bolsista PIPe 2010, estudante de história), Vanessa Pacheco (Bolsista PIBIC-CNPq 2009-2010, e 2010-2011, estudante de história), a pesquisadora Vanessa Dambrowski (graduada em Biologia, especialista em Ed. Ambiental e Biologia da Conservação), o prof Gilberto Friedenreich dos Santos, coordenador do GPHAVI (geógrafo, mestre e doutor em geografia, prof do Dep. de História e Geografia), a Marcela (ex bolsista PIPe 2007-2008, e PMUC em 2008, atualmente pesquisadora do grupo), o prof. Nelson A. Garcia dos Santos (Cientista Social, mestre em Sociologia, e prof do Dep de Ciências Sociais e Filosofia) e o pesquisador Martin Stabel Garrote (historiador, especialista em História Social, mestre em Desenvolvimento Regional e co-coordenador do GPHAVI). 

O GPHAVI iniciou a ser organizado em 2003, nas aulas do concentrado de Geografia Física, com regência do Prof. Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos do curso de história. Alí foram dados os primeiros passos para se iniciarem investigações com o enfoque e uso da história ambiental na universidade. Durante o processo das aulas, o aluno da sexta fase da graduação de história: Martin Stabel Garrote apresentou ao professor Gilberto um projeto para investigar a história e as influências antrópicas ocorridas na Floresta Atlântica da região do Parque das Nascentes, sul do município de Blumenau. O projeto foi encaminhado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC em junho de 2004. Para submeter o projeto o aluno deveria possuir curriculo vinculado a base de dados Lattes do CNPq, assim como o professor deveria estar vinculado a grupo de pesquisa CNPq. Assim, foi criado o GPHAVI, sendo certificado pela instituição. Mas o projeto de pesquisa encaminhado ao PIBIC não foi aprovado, sendo recomendado com aprovação para ser executado pelo Programa de Incentivo a Pesquisa - PIPe Art. 170, no período de maio de 2005 a abril de 2006. O projeto abordava como referencial teórico a linha historiográfica da História Ambiental, e a partir disso o tema da História Ambiental passa a ser abordado também como um assunto nas aulas do prof. Gilberto. O projeto foi executado, tendo seu relatório aprovado, sendo publicado em 2007 em forma de artigo pela Revista de Estudos Ambientais do Instituto de Pesquisas Ambientais - IPA. Desde o seu surgimento, houve como preocupação a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento, como aborda Marc Bloch e Fernand Braudel, com o movimento dos Annales, e posteriormente Donald Worster, um dos precursores da História Ambiental nos EUA. Desta forma o grupo foi fundado por um geógrafo, um historiador e uma bióloga (Gilberto, Martin e Vanessa).

A partir de 2007 o grupo passa a ser preparado para executar mais pesquisas, tendo a integração de diversos alunos do curso de História, Ciências Sociais e outros. O grupo passa a organizar reuniões quinzenais, estudando e pesquisando temas que contribuam com a organização de uma História Ambiental do Vale do Itajaí, e disponibilizando, a partir de 2008, seus estudos através do seu site institucional http://www.furb.br/gphavi, e pelo Blog http://gphavi.blogspot.com. Também foram realizadas parcerias no desenvolvimento de pesquisas, como foi o caso do Grupo de Estudos Manoa e do Instituto Parque das Nascentes.

Entre o período de 2004 até 2010 foi construído o seguinte saldo científico:



Projetos realizados:

2004 - Histórico Ambiental da Mata Atlântica no Vale do Itajaí no século XX (PIPe Art. 170).

2007 - Análise histórico ambiental da memória oral de duas comunidades do entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia (Vale do Itajaí - Santa Catarina) (Edital Universal FAPESC).

2007 - Análise histórico ambiental da memória oral das comunidades da Nova Rússia e Nova Sibéria do entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia - SC (PIPe Art. 170).

2008 - História ambiental das comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí: comunidades do Lageado Baixo, Lageado Alto e Ribeirão do Ouro, município de Botuverá - Vale do Itajaí - SC (PIBIC CNPq).

2008 - História ambiental das comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí: comunidades do Salto de Águas Negras, Beira Rio e Lageado Central, município de Botuverá - Vale do Itajaí - SC (PIBIC FURB).

2008 - História ambiental das comunidades do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Blumenau e Indaial - SC (PIPe Art. 170).

2009 - Quilombo do Morro do Boi (Balneário Camboriú - SC): uma análise da relação histórica comunidade e natureza como contribuição para a regulamentação fundiária. (PIBIC CNPq).

2009 - História Ambiental da Área de Proteção Ambiental Campos do Quiriri em Campo Alegre-SC (PIBIC FURB).

2009 - História Ambiental das Comunidades do Entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí no Município de Apiúna - SC. (PIPe Art. 170).

2009 - História Ambiental das Comunidades do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Guabiruba-SC  (PIPe Art. 170).

2009 - História ambiental das comunidades do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Gaspar e Guabiruba-SC (PMUC FAPESC).

2010 - A composição da paisagem às margens do Rio Garcia, Blumenau - SC sob a ótica da história ambiental (PIBIC FURB).

2010 - A construção de hidroelétrica a ser realizada na comunidade de Rio Esperança (Rio dos Cedros, Santa Catarina): um estudo sob enfoque da história ambiental (PIBIC CNPq).

2010 - Construindo a História Ambiental da Estrada de Ferro Santa Catarina: investigando a história da ferrovia em Blumenau-SC. (PIPe Art. 170).

2010 - História da ocupação humana e do uso da natureza na bacia hidrográfica do Rio Sagrado (Morretes - PR): zona de educação para o ecodesenvolvimento. (PIPe Art. 170)

(Fonte da informação: SIPEX / FURB em 27/07/2010)
 Para se integrar com o GPHAVI é necessário  contribuir com os estudos do grupo, participando das reuniões e pesquisas realizadas, propondo estudos e pesquisas que venham a somar informações para o projeto guarda-chuva do grupo, ou estar vinculado a outro grupo de pesquisa, da FURB ou outra instituição, realizando pesquisas em parcerias. Para se associar é só entrar em contato com o coordenador ou algum pesquisador e participar.

Telefone: (47)33210496 ou (47)91698274


Nenhum comentário: