"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fundação do Meio Ambiente de Blumenau faz semana do meio ambiente

A Semana do Meio Ambiente organizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), com o apoio de diversas instituições, inicia no próximo domingo, dia 5, e segue até a sexta-feira, dia 10, com o tema “As ações humanas e suas conseqüências para o meio ambiente”.


A abertura oficial da Semana será na segunda-feira, dia 6, às 19h30min, no auditório Carlos Jardim, da Fundação Cultural, com a palestra da doutora Beate Frank. O tema da palestra é “A construção de uma política pública de proteção da água e de prevenção de desastres para o Vale do Itajaí”. Entretanto, simbolicamente, antes da abertura oficial, das 9h às 16h, do dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá o passeio ecológico no Parque Nacional da Serra do Itajaí (Parque das Nascentes).


De acordo com o presidente da Faema, Robson Tomasoni, o objetivo da Semana é sensibilizar e conscientizar a comunidade blumenauense sobre as conseqüências de suas ações no dia-a-dia para o equilíbrio do meio ambiente, além da necessidade de mudanças de hábitos e posturas em relação à questão ambiental.

Para o encerramento da Semana do Meio Ambiente, na sexta-feira, dia 10, estão agendados três eventos. A partir das 7h30min, a Escola Básica Municipal (EBM) Machado de Assis, na Itoupava Seca, será palco da palestra “Educação Ambiental”, com o educador ambiental da Faema, José Constantino Sommer. A Escola de Educação Básica (EEB) Christoph Augenstein, no Salto Weissbach, fará a socialização dos trabalhos desenvolvidos dentro do projeto Semana do Meio Ambiente e apresentação de teatro, das 8h30min às 16h.


Já o Colégio Bom Jesus, no Centro, recebe apresentações de filmes sobre as medidas prudentes em relação à preservação do meio ambiente. Esta é uma realização dos alunos do terceiro ano do ensino médio, dentro do projeto “Virtudes: prudência em relação ao meio ambiente”.

Data Atividade Local

Dia 5 – 9h às 16h Passeio Ecológico: “Domingo no Parque”

Realização: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio

Parque Nacional da Serra do Itajaí

(Parque das Nascentes)


Dia 6 - 19h30min Abertura Oficial

Palestra: “A construção de uma política pública de proteção da água e de prevenção de desastres para o Vale do Itajaí”

Palestrante: Drª. Beate Frank (Secretaria Executiva do Comitê do Itajaí).

Fundação Cultural de Blumenau

Auditório Carlos Jardim


Dia 7 - 19h Mesa redonda: “Políticas públicas para o uso de sacolas plásticas”

Componentes: Profª Helenice Glorinha Machado Luchetta (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Blumenau), Tatiani Cristina Buschirolli (Analista de Marketing da Cooper), Profª Drª. Maria Aparecida de Souza (Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental), Drª. Geovani Zanella (Coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIB), Raphael de Souza e Silva (Tecnólogo em Gestão Ambiental).

Mediador: Prof. Msc. Nicolau Cardoso Neto

Auditório do SENAI

Sala F-04


Dia 8 - 19h Palestra: “Desastres Ambientais - Ações humanas e suas consequências ao Meio Ambiente”

Palestrante: Prof. Dr. Adalberto Scortegagna (Geólogo e Geógrafo).

Salão Nobre do Colégio Bom Jesus Santo Antônio

Dia 9 – 19h Mesa redonda: “O papel das Igrejas frente às questões ambientais”

Abertura: Frei Nelson José Hillesheim (Reitor da Faculdade de Administração e Economia – FAE).

Componentes: Frei José Luiz Prim (Representante da Igreja Católica Apostólica Romana), Pastor Breno Carlos Willrich (Pastor Sinodal do Sínodo do Vale do Itajaí), Pastor Nilton dos Santos (Presidente da Igreja Evangélica de Blumenau e da Convenção de SC e Sudoeste do PR).

Mediador: Prof. Msc. Nélcio Lindner.

Salão Nobre do Colégio Bom Jesus Santo Antônio

Dia 10 - 19h Mesa redonda: “As Ações humanas e suas consequências para o meio ambiente: perspectivas institucionais”

Componentes: Eng. Robson Tomasoni (Presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FAEMA), Walfredo Balistieri (Secretário Municipal de Planejamento Urbano – SEPLAN), Major RR PMSC Jorge Luiz Heckert (Diretor de Fiscalização de Obras e Posturas da Defesa Civil), Profª Drª. Noemia Bohn (Vice-coordenadora do Centro de Ciências Jurídicas da FURB), Leocarlos Sieves (Presidente da ACAPRENA), Lauro Eduardo Bacca (Presidente da RPPN Catarinense), Eng. Amauri Alberto Buzzi (Presidente da Sinduscon).

Mediador: Prof. Msc. Nicolau Cardoso Neto

Auditório da Escola Barão do Rio Branco


Também é necessário destacar que a Faema conta com vários apoiadores para realizar a Semana do Meio Ambiente. São eles: Secretaria Municipal de Educação, Samae, Escola Barão do Rio Branco, OAB, Momento Engenharia, Karsten, Acib, Núcleo de Gestão Ambiental da Acib, Senai, Senac, Furb, ICMBio, Fae Blumenau, Colégio Bom Jesus, Acaprena, Foz do Brasil, Tecnoblu, Museu de Ecologia Fritz Müller, Pronus, Fundação Cultural de Blumenau e Governo do Estado de Santa Catarina.


Fonte: www.blumenau.sc.gov.br

Programação completa www.blumenau.sc.gov.br/faema

Nenhum comentário: