"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bolsistas PIBIC Jéssica e Ricardo coletam a memória ambiental dos moradores do entorno da Reserva Biológica do Sassafrás, gleba Doutor Pedrinho-SC

Neste último final de semana bolsistas PIBIC, Jéssica e Ricardo, e o Prof. Gilberto foram a campo coletar a memória ambiental das comunidades do entorno da Reserva Biológica do Sassafrás da gleba de Doutor Pedrinho. 

Visita nas comunidades para reconhecimento


No campo os bolsistas estabeleceram contato com membros das comunidades, localizaram os moradores antigos, estabeleceram uma rede de entrevistas, e iniciaram as atividades de História Oral.

Família Heinrich, moradores da comunidade Ribeirão Lima (2012)


Após a interação: bolsistas - pesquisador e comunidade, as entrevistas foram resgatando as memórias de como era o ambiente no passado, como era a ocupação do solo, quais foram os ciclos de exploração nas regiões, assim como era a vida cotidiana desses moradores da floresta. Foram coletadas imagens antigas nas coleções pessoais de fotografias dos moradores, recortes de jornais, e outros documentos que dão pistas sobre a história local. 

Foto de uma das primeiras famílias da comunidade de Ribeirão Lima (região conhecida antigamente como Heimat), em Doutor Pedrinho (aproximadamente anos 1950)


Foto de uma página do Jornal do Médio Vale, de 22 de setembro de 2001, com reportagem especial sobre o Heimat

Mapa com a divisão dos lotes na comunidade Ribeirão Lima, Dr. Pedrinho 

Além disso os bolsistas também conheceram as estruturas antigas, ranchos, ferramentas, e vestígios de uma antiga serraria de Sassafrás





Vestígios de uma fábrica de óleo sassafrás na comunidade de Forcação, em Dr. Pedrinho  (2012).


Antiga chaminé à beira de um rio em Forcação. Era usada para a queima do cavaco (pequenos pedaços de madeira obtidos através de picagem) que sobrava na fábricação de óleo de sassafrás (2012).


Vestígios de onde havia uma serraria e fábrica de óleo de sassafrás (2012).

O que sobrou das caldeiras e tinas, usadas antigamente na fabricação do óleo sassafrás (2012) 

 Os cemitérios das comunidades também foram visitados, e neles os bolsistas coletaram registros sobre as antigas famílias das comunidades.

Cemitério localizado atrás da Igreja Cristo Rei, na comunidade de Ribeirão Lima (Heimat), Dr. Pedrinho (2012). 

A pesquisa caminha para sua metade, e em breve postaremos mais informações.
OBS: O material pode ser usado (reproduzido) desde que citada a fonte: Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí.

Nenhum comentário: