"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Participação do GPHAVI no Simpósio Temático: História e Memória Ambiental do XIV Encontro Estadual de História - SC.


Já estão abertas as inscrições para submissão de artigos para o XIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SC. Os interessados devem observar as propostas dos Simpósios Temáticos em suas sinopses, e enviar um resumo (propostas). Os resumos deverão ser submetidos de 12 de fevereiro até 31 de março de 2012. Após o recebimento da carta de aceite, os autores devem efetuar o pagamento de suas inscrições, e terão de 1º de maio até 15 de junho para submeter os artigos completos, caso queiram.

Entre os simpósios temáticos aprovados está o de História e Memória Ambiental, coordenado pelo Dr. Carlos Renato Carola, professor do curso de História da UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, e pelo MSc Martin Stabel Garrote, historiador do GPHAVI - Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí, da FURB - Universidade Regional de Blumenau.

Assim fazemos a todos os pesquisadores e interessados na temática da História Ambiental e Memória Ambiental, o convite de submeter para avaliação seus artigos (resultados de pesquisas) no Simpósio Temático: História e Memória Ambiental, cuja Ementa é:

"A história dos grupos humanos é uma história construída por meio de representações e relações com os seres vivos e os diversos ambientes da natureza. O individuo humano, os grupos sociais e as sociedades de um modo geral, possuem em seus respectivos arquivos de memórias lembranças de um passado que nos informam sobre coisas do mundo natural e sobre processos de ocupação e transformações de ambientes. Por isso, a memória individual e social também contém a sua dimensão ambiental. Este Simpósio Temático se propõe a refletir sobre o conceito de “memória ambiental” e suas diversas possibilidades de ensino e pesquisa; propõe-se a discutir o lugar da História e Memória Ambiental no campo de ações das políticas públicas de restauração e preservação de ambientais naturais; e fundamentos históricos para uma educação ambiental que busca se libertar da lógica economicista e antropocêntrica". 
Palavras-chave: História ambiental, memória ambiental, educação ambiental.




Nenhum comentário: