"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Museus e História Ambiental: alguns artigos do amigo historiador ambiental Paulo Henrique Martinez

Nosso colega historiador Paulo Henrique Martinez enviou dois de seus últimos textos publicados que tratam da temática "Museus e História Ambiental no Brasil".

No primeiro artigo: A nação pela pedra: coleções de paleontologia no Brasil, 1836-1844, Martinez aborda: "[...] A formação e o estudo de coleções de história natural e de paleontologia participaram da instauração da ordem política do Império do Brasil, delineando também uma ordem científica. A simbiose entre ciência e nação encontrou em Peter W. Lund, iniciador dos estudos de paleontologia em nosso país, um agente ativo e constante. As coleções e escritos desse naturalista deram amparo à visualização do passado e à escrita da história em museus, instituições científicas e culturais brasileiras e europeias. As disputas pelo ordenamento político sob as Regências e a Maioridade foram acompanhadas de perto pelo estudo e a explicação das formas de vida e do globo no passado [...]".


Clique aqui para ler o artigo


No segundo artigo: A nação pela pluma Natureza e sociedade no Museu do Índio (Rio de Janeiro, 1953-1957), Martinez trata da "[...] história política do Museu do Índio, criado em 1953, no Rio de Janeiro, sob a orientação institucional do antropólogo Darcy Ribeiro, permite conhecer algumas relações sociais estabelecidas em torno de elementos da natureza no Brasil. O estudo do momento inicial na constituição deste patrimônio cultural, de sua história e das disputas que gerou, inclusive na memória, é realizado a partir da noção de “coerência ilusória” de uma geração de etnólogos, militares e intelectuais e da ação do Estado nacional brasileiro na década de 1950. As fontes e documentação consultadas são de natureza arquivística, jornalística e bibliográfica.


BOA LEITURA!

Nenhum comentário: