"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PIBIC Ensino Médio investigará a História Ambiental da Rizicultura em Doutor Pedrinho (Alto Vale do Itajaí - SC)

No dia 15 de dezembro do ano de 2012 foi divulgado pelo CNPq os resultados da Chamada Bolsa de Iniciação Científica Júnior PIBIC-EM 2013/2014, que contempla bolsas para estudantes de Ensino Médio da rede pública. Na ocasião, a Universidade Regional de Blumenau, através da Divisão de Apoio a Pesquisa, e parceria com o GPHAVI  aprovaram a pesquisa História Ambiental da Rizicultura em Doutor Pedrinho - SC

Preparo da terra para Rizicultura em Doutor Pedrinho 1930.
Fonte: Acervo Ana Cláudia Moser
Quando lançado o edital, a pesquisadora do GPHAVI, e Mestre em Desenvolvimento Regional, Ana Claudia Moser procurou o professor Gilberto com o edital do CNPq e com interesse em participar para ampliar seus estudos sobre o uso da tecnologia na rizicultura e os impactos na relação homem natureza, assim como propiciar a jovens do ensino médio de Doutor Pedrinho, atitudes e habilidades voltados à educação científica e tecnológica, fortalecendo a disseminação dos conhecimentos científicos e tecnológicos básicos a estudantes da região, e que de certa forma estão envolvidos com o principal ramo econômico do município. Desta maneira, serão preparados jovens para o Ensino Superior, formando agentes que possibilitem contribuições científicas e tecnológicas para o desenvolvimento da sociedade.

Segundo o professor Gilberto, coordenador do GPHAVI (Departamento de História e Geografia), o  objetivo geral da pesquisa é analisar a história ambiental da rizicultura no município de Doutor Pedrinho-SC, com o propósito de explicar o papel que a tecnologia desempenha no agravamento dos problemas ambientais da região.


No momento estão sendo selecionados os jovens estudantes e logo iniciarão as atividades da pesquisa. A pesquisa será realizada no território de Doutor Pedrinho, com 4 (quatro) jovens da comunidade local,  que receberão em conta bancária a bolsa do CNPq (R$100 cada bolsa), e terão acesso a observar e participar  com mestres, doutores pesquisadores da ciência em ação. 

Acompanhe o blog e em breve serão disponibilizadas imagens e mais informações sobre esta pesquisa do GPHAVI.

Nenhum comentário: