"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sábado, 18 de janeiro de 2014

Minicurso: Diálogos entre História Ambiental e História das Ciências: temas e abordagens


No XVI Encontro Regional de História ANPUH-RIO - Saberes e práticas científicas, que ocorrerá de 28/07 e 01/08 de 2014 na Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro esta sendo ofertado o Minicurso Diálogos entre História Ambiental e História das Ciências: temas e abordagens com coordenação de Ingid Fonseca Casazza e Vanessa Pereira da Silva e Mello.

Resumo:   

Uma maior percepção dos danos causados à natureza pela ação humana, sobretudo a partir da década de 1970, tornou crescente a preocupação da sociedade com a sua preservação. Assim, nesse período, surgiram movimentos ecológicos que transformaram a ecologia, noção antes restrita apenas ao mundo acadêmico, em termo amplamente difundido pelos meios de comunicação. As questões ambientais também ganharam visibilidade política à medida que os governos eram pressionados por mudanças em relação à exploração do meio ambiente. E foi nesse contexto que a história ambiental começou a se desenvolver como campo historiográfico e se institucionalizou na academia em vários países. A própria contemporaneidade da questão ambiental tornou necessária a reflexão acerca das maneiras com as quais a sociedade historicamente construiu sua relação com o mundo natural. No que se refere à historiografia ambiental brasileira, esta tem sido marcada por análises que apontam para a importante participação de intelectuais e homens de ciência, dos séculos XIX e XX, em iniciativas de proteção à natureza do país. A proposta deste minicurso é discutir esta tendência de examinar a relação entre prática científica e proteção da natureza como uma característica do contexto nacional. Além disso, pretende-se apresentar o processo de renovação que ocorreu na historiografia brasileira das ciências e que trouxe novos temas, objetos e abordagens para o estudo desse campo. A partir da conformação da disciplina, após os anos 80, foi elaborada uma nova agenda de pesquisas na qual a relação entre ciência e natureza passou a ser um dos temas privilegiados. Outra meta é analisar a natureza como objeto histórico, tratando do surgimento da história ambiental, suas principais características e o modo como vem sendo abordada pela historiografia brasileira.

Para inscrições e maiores informações como o programa do minicurso acessar: http://www.encontro2014.rj.anpuh.org/inscricoes/capa

Outras informações em: http://www.encontro2014.rj.anpuh.org/

Nenhum comentário: