"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sábado, 11 de abril de 2015

Conferência do Dr. Manoel Pereira Rego Teixeira Santos

Ocorreu nos dias 09 e 10 a conferência do Historiador Dr. Manoel Pereira Rego Teixeira Santos no auditório do Bloco T da FURB. O evento foi organizado pelo professor André Souza Martinello, Gilberto Friedenreich dos Santos, coordenador do GPHAVI, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR e pelo Centro de Ciências Humanas e da Comunicação- CCHC. 
No dia 09 Manoel apresentou parte dos resultados do seu trabalho de pesquisa realizado durante o doutorado: O imigrante e a floresta: transformações ambientais, das práticas e da produção rural nas colônias do Vale do Itajaí-SC. Os presentes tiveram a oportunidade de ver pela primeira vez em Blumenau o pesquisador apresentando uma análise da Blumenau colonial com enfoque da História Ambiental e Agrária. Apontou aos estudantes presentes diversas fontes de pesquisa da Blumenau Colonial, e dados estatísticos que demonstram a simetria entre o uso do solo, a mudança da paisagem com o desenvolvimento e avanço das práticas agrícolas. No dia 10 Manoel falou para os estudantes do PPGDR mestrado e doutorado, nos Seminários de Desenvolvimento Regional. Sua conferência: Interfaces da História Ambiental: o caso da colônia Blumenau aproximou o tema da História Ambiental aos ouvintes, e destacou com alguns dados de sua tese, como a História Ambiental e História Agrária contribuem com as pesquisas voltadas para a área do Desenvolvimento Regional. 

Nenhum comentário: