"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Contribuição à História e Memória do Município de Dona Emma (Vale do Itajaí, Santa Catarina) continua


Pesquisa Contribuição à História e Memória do Município de Dona Emma (Vale do Itajaí, Santa Catarina) da sequência as atividades da parceria entre o Centro de Memórias de Dona Emma com o Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí. A pesquisa conta com duas bolsas para estudantes de graduação através dos recursos do PIPe (Art. 170 Estado de Santa Catarina). Os interessados devem participar da seleção que já esta aberta, acesse aqui.
Dona Emma localiza-se no Vale do Itajaí do Norte, com 3.441 habitantes. O município se enquadra na concepção de colonização estabelecido no Brasil desde 1500 com a chegada dos europeus, e na ocupação e fixação das primeiras colônias, a exploração da floresta foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A redução da cobertura da Mata Atlântica e Mata de Araucária se deu principalmente pelo ciclo madeireiro, e de outras atividades econômicas como o fumo para ampliação das áreas de cultivo e uso de lenha nas estufas. O imigrante que se estabelece nas colônias do Vale do Itajaí constrói ao longo dos anos um intenso processo de interação e de transformações ambientais e da paisagem. A pesquisa da continuidade ao que vem sendo desenvolvido na IC PIBIC/FURB 2014/2015 que está em andamento. O objetivo geral é identificar e estabelecer através da história e memória oral da população do município de Dona Emma as diversas formas de usos do solo no processo do seu desenvolvimento desde a chegada dos imigrantes no ano de 1919 até os dias atuais. 



Nenhum comentário: