"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

terça-feira, 31 de março de 2015

Pesquisa investiga História Ambiental na História Antiga do Egito

A estudante de História da FURB e bolsista do GPHAVI, Kahina Thirsa Hostin desenvolverá projeto de sua autoria para analisar as interações sociedade natureza na História Antiga. A pesquisa de Iniciação Científica Egito Antigo e o Rio Nilo: um estudo de História Ambiental sobre as interações sociedade e natureza, aprovada pelo PIPe 2015 (Art. 170 Estado de Santa Catarina) tem por objetivo estudar em representações literárias, religiosas e historiográficas interações humanas da sociedade do Antigo Egito com seu principal recurso hídrico, o Rio Nilo.
O Nilo, tido como o mais antigo rio do mundo em termos de sustentabilidade humana, viu o surgimento, em suas margens, de uma das mais fascinantes civilizações da antiguidade, o Egito. Muitas interações dessa sociedade com a natureza proporcionou um conhecimento ambiental riquíssimo e que ainda hoje usamos em nosso dia a dia. A pesquisa será realizada em parceria com o Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais - LABEAM da FURB.



Nenhum comentário: