"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Pesquisa de IC e de TCC do historiador Nicollas Voss Reis é apresentado no Encontro Nacional de História em Floripa

O historiador Nicollas Voss Reis apresentou na ANPUH seu TCC, trabalho desenvolvido a partir de seu projeto de Iniciação Científica (PIPe Art.170), com orientação de Martin Stabel Garrote, no Simpósio Temático História Ambiental: espaço, território e natureza, coordenado pelos historiadores Dr. Haruf Salmen Espíndola (UNIVALE) e Dr Marcos Gerhardt (UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO).
O trabalho com o título: MEMÓRIAS DA OCUPAÇÃO NA COMUNIDADE DA RUA ARARANGUÁ (BLUMENAU/SC) E SUA RELAÇÃO COM O DESASTRE SOCIOAMBIENTAL OCORRIDO NO ANO DE 2008 concentra-se em investigar a história e os conflitos ambientais presentes nas memórias dos moradores da comunidade da Rua Araranguá, um dos perímetros mais atingidos do município.
Através do viés da História Ambiental e uso da História Oral buscamos evidenciar a relação entre o processo de ocupação da área com as altas precipitações pluviométricas. Foram analisadas fontes documentais, acadêmicas, bibliografias, e entrevistas sobre o desastre socioambiental, e a memória ambiental dos habitantes que vivenciaram a história. A proposta contribui para os avanços dos estudos dos desastres no Vale do Itajaí, que mesmo tão frequentes, são pouco debatidos pelos historiadores da região. O resultado do estudo apresenta dados que poderão servir de contribuição para estudos em outras áreas do conhecimento, assim como o que se levantou com as entrevistas poderão proporcionar análises para elaboração de novos projetos ou políticas públicas para o melhor desenvolvimento da região.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse cara aí é fera !!!!