"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

XXIII Semana Acadêmica de História da FURB

Ocorrerá de 02 à 06 de maio de 2016 a XXIII Semana Acadêmica de História da FURB, organizada pelos integrantes do CAHClio e professores do Departamento de História e Geografia. Neste ano ja está confirmada presença de Ronaldo Vainfas, Luiz Fernando Cerri, e José D´Assunção Barros. Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

Cronograma das atividades do evento:


Convidamos a participarem do evento inscrevendo uma comunicação oral no Simpósio Temático História Ambiental e Desenvolvimento Regional 

Os modelos de desenvolvimento da sociedade moderna levaram o sistema ecológico do planeta ao um desequilíbrio sem proporções. Vivemos a era do antropoceno, um momento onde os fatores sociais influenciam o que antes era apenas de domínio da natureza. As ações antrópicas geram projeções de riscos reais de extinção ao modo de vida como conhecemos. Na academia diversas áreas científicas passam a contribuir com análises sobre a questão ambiental. O modelo de desenvolvimento que as nações e regiões escolheram agrava a situação. No campo da História, a partir dos anos 1970 se configura a História Ambiental, uma linha de pesquisa que abrange múltiplos olhares, interdisciplinares sobre como os modelos de desenvolvimento das sociedades modificaram o ambiente no passado, e que consequências foram geradas à sociedade e natureza. Ao mesmo tempo os estudos servem de alerta à crise socioambiental e como ferramenta para promover educação ambiental e conscientização sobre a necessidade de mudança de comportamento em relação ao ambiente. Tendo em vista a perspectiva da História Ambiental e a preocupação com os modelos de desenvolvimento regional, o simpósio tem como objetivo abrir um espaço para a divulgação de investigações e discussões sobre os processos históricos de ocupação e uso dos recursos naturais, os processos de desenvolvimento regional e a problemática ambiental decorrente da ação antrópica.
Coordenação: Prof. Me Martin Stabel Garrote

Nenhum comentário: