"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 18 de março de 2016

3º SEDRES - A questão regional, uma questão (de) política.


Estão abertas as submissões de trabalhos para o 3º Sedres. O prazo regulamentar inicia-se em 17 de março e vai até 30 de abril de 2016. As informações e diretrizes para submissão estão disponíveis aqui. O evento ocorre entre 14 e 16 de setembro na Universidade Regional de Blumenau.

Eixos temáticos:

GT 1. Estado, Instituições e Planejamento
A proposta deste Eixo é agrupar a reflexão crítica sobre o papel do Estado no desenvolvimento regional, tendo como pano de fundo o planejamento, a dinâmica e qualidade das instituições e a implementação e a avaliação das políticas públicas e o desenvolvimento regional.
São subtemas inclusos, porém não exclusivamente, neste eixo: Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Planejamento, Programas e Projetos; Gestão e Governança Regional; Atores sociais e governança territorial; Design Institucional e Território; Regras, Normas e Estrutura de Governança em Diversas Escalas Territoriais; Relações Inter Federativas; História do Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento das Regiões Brasileiras; Estado e planejamento no capitalismo globalizado; Cidades Médias e Desafios para o Desenvolvimento Regional. Planejamento insurgente e movimentos sociais.
GT 2. Desafios Teóricos nos Estudos do Desenvolvimento Regional
Este eixo estará dedicado a discutir proposições teóricas relevantes para a compreensão dos processos de desenvolvimento regionais atuais bem como das premissas de ação política com relação a eles.
Tópicos considerados incluem, mas não estão limitados ao seguinte: Atualidade dos chamados clássicos do planejamento regional e, consequentemente, dos diferentes intérpretes/abordagens das questões regionais (estruturalistas, marxistas, desenvolvimentistas, “neodesenvolvimentistas” etc.); Inovações teórico-metodológicas contemporâneas pertinentes aos estudos do desenvolvimento regional; Análises relativas à territorialidade de relações sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais; Reflexões críticas sobre aspectos normativos e/ou ético-políticos sobre as concepções de desenvolvimento regional predominantes; Novas formas de coordenação política e as redes de políticas públicas no território; Estudos mediáticos regionais; Cidade e território.
GT3. Cultura(s) e Desenvolvimento(s)
Este eixo abarca a reflexão sobre a relação convergente ou conflitante que contêm as diversas perspectivas culturais que conformam a sociedade brasileira com relação aos padrões de desenvolvimento dominantes.
São subtemas inclusos, porém não exclusivamente, neste eixo: Povos tradicionais e padrões de desenvolvimento; Interculturalidade, multiculturalismo e território; A dimensão cultural na produção do território; Diversidade cultural e turismo; Identidades culturais e experiências produtivas; Identidades territoriais, indicação geográfica e patrimônio cultural; Bem viver e concepções de desenvolvimento alternativas; Movimentos sociais e desenvolvimento regional.
GT 4. Dinâmicas Socioeconômicas no Território
Neste Eixo serão discutidos os diversos processos que resultam em dinâmicas econômicas de produção do espaço regional e das desigualdades socioespaciais, assim como das estratégias de enfrentamento destas desigualdades.
São subtemas inclusos, porém não exclusivamente, neste eixo: Divisão Espacial do Trabalho e Desigualdades Regionais; Reestruturação Produtiva e Dinâmica Regional; Grandes Projetos de Investimento e Desenvolvimento Regional; Arranjos produtivos locais; A produção do território pelas cadeias produtivas, agronegócio e indústria; Multifuncionalidade no espaço rural; Agroecologia e Economia Solidária diante dos padrões de desenvolvimento dominantes; Território e setor turístico; Comunicação e mídias no desenvolvimento regional; Estudos sociais da Ciência e Tecnologia.
GT 5. Natureza e Desenvolvimento no Território
Este Eixo abarca a reflexão crítica sobre os diversos modos de apropriação e transformação da natureza, sua relação com o território, e suas implicações para a concretização de padrões de desenvolvimento regional.
São subtemas inclusos, porém não exclusivamente, neste eixo: Justiça Ambiental e impactos a populações vulneráveis; Conflitos ambientais e suas repercussões inter-escalares; História ambiental e desenvolvimento regional; Mudanças climáticas e território; Ética e valores ambientais na sua relação com os padrões de desenvolvimento e os modos de vida; Conflitos em torno a áreas protegidas e a biodiversidade; Água, seca e relações sociais; Desastres “naturais” e desenvolvimento.

Nenhum comentário: