"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 5 de junho de 2017

13 anos investigando a História Ambiental do Vale do Itajaí


Resultado de imagem para GPHAVI

Hoje o Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí - GPHAVI completa seu 13º aniversário. Sua criação ocorre no dia mundial do meio ambiente. Sua pré-história inicia em 2003, com o desenvolvimento da primeira pesquisa de iniciação científica desenvolvida pelo pesquisador Martin orientada por Gilberto pelo PIPe. A experiência promoveu a partir de 2004 a criação do grupo no diretório do CNPq com certificação da FURB. Somados com o interesse pela História Ambiental do Vale do Itajaí, o historiador Martin, bióloga Vanessa, e geógrafo Gilberto promoveram durante esse período o desenvolvimento de um laboratório de estudos com a abordagem da História Ambiental, o que somou mais de 40 projetos de Iniciação Científica e Extensão, com recursos públicos de bolsas de pesquisas para estudantes da graduação, projetos com fomento pela FAPESC, e com parcerias e prestações de serviços especializados com órgãos públicos, privados e do terceiro setor. Agora com o esforço de todos que participaram e colaboraram possuímos um laboratório vinculado às disciplinas do curso de História, e Geografia (em abertura na FURB), e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, desenvolvendo pesquisas integradas ao nosso projeto maior, a História Ambiental do Vale do Itajaí. Foram 13 anos de muito trabalho, somando esforços  que continuarão interruptamente a cada dia que vai vir, para desvendar os processos das interações e interdependência dos indivíduos que compõe a natureza, e gerar conhecimento para que nossa espécie conserve e respeite o lugar onde vive, a vida existente,  e ciclos que nos circundam.  Parabéns a todos que contribuíram e fazem do GPHAVI existir...

Nenhum comentário: