"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Estudo mostra a contribuição da História Ambiental como uma ferramenta na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

N
o contexto da crise ambiental a historiografia ambiental passa a produzir um conhecimento a respeito do uso da biodiversidade e pode ser usada no planejamento de políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Neste artigo do pesquisador Martin Stabel Garrote a discussão contribui com o tema das políticas ambientais, discutindo o papel da historiografia ambiental como uma ferramenta para a formação de agendas de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. 

A pesquisa foi realizada através de análise qualitativa de dados secundários presentes em bibliografias, periódicos e relatórios sobre as temáticas da História Ambiental, Estado e Políticas Públicas. As análises indicaram que com os estudos da História Ambiental das regiões é possível averiguar as formas pelas quais a sociedade interagiu com a natureza, revelando a degradação e proporcionando com este conhecimento, novas medidas que evitem erros catastróficos contra o ambiente promovendo novos processos de desenvolvimento com a preocupação da sustentabilidade. 

O estudo conclui que a História Ambiental é uma necessidade enquanto ferramenta no processo de elaboração de agendas de políticas públicas que objetivem promover desenvolvimentos com a ênfase da sustentabilidade. Neste contexto, faz-se necessário à formação e a participação de historiadores ambientais em equipes interdisciplinares para que as relações entre a natureza e a sociedade sejam compreendidas em uma perspectiva histórica e crítica sobre os impactos do desenvolvimento. Com os estudos da História Ambiental o conhecimento sobre o ambiente e seu processo de territorialização apresentam elementos que podem ajudar na elaboração e nos processos das políticas públicas de desenvolvimento mais sustentáveis.

Nenhum comentário: