"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Mensagem de final de ano e retrospectiva 2023

 


Estamos chegando ao fim de mais um ciclo solar, o ano de 2023. Durante esse ano, realizamos diversas reuniões usando o Google Meet ou no Teams, nas quais conversamos sobre as iniciações científicas, publicações e atividades do Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí. 

A água esteve em voga neste ano. Diversas atividades científicas analisaram a água no Vale do Itajaí, tendo como projeto central História ambiental e desenvolvimento regional da água na bacia hidrográfica do rio Itajaí (SC). Esse projeto está ramificado em outras atividades científicas, como trabalhos de conclusão de cursos e iniciações científicas. O grupo também teve seu primeiro pós-doutorado em curso, com orientação do professor Gilberto. 

As principais atividades estiveram nas iniciações científicas, onde tivemos diversos estudantes da graduação, dos cursos de História, Ciências Sociais e Pedagogia. Foram desenvolvidos os projetos Uma abordagem interdisciplinar no estudo da água na bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu (SC) e História ambiental da água no Vale do Itajaí (SC) nas publicações da Revista Blumenau em Cadernos (1980 a 1999). Também conseguimos publicar textos na MIPE e em periódicos, como os estudos Influência do clima nos imigrantes europeus do Vale do Itajaí-SC (século XIX), publicado na revista Ars Histórica, e A introdução de espécies vegetais no vale do Itajaí-Açu (Santa Catarina) no século XIX, publicado na Acta Geográfica. 

Também na estrutura física de nosso laboratório. Uma enorme conquista dos militantes pesquisadores em conseguir um espaço para ter o laboratório de História Ambiental do Vale do Itajaí. No espaço que estamos agora foram 10 anos de atividades. Mudanças na sala estão acontecendo, vamos esperar o que vai acontecer! Haverá um novo centro de pesquisas de História, onde estaremos juntos! Encerramos o ano de atividades confraternizando no Paiol da FURB, muitos não puderam ir, mas jantamos bem! Os guerreiros do fim! 

Foi um ano onde as práticas pós covid permaneceram, e neste novo ciclo solar retomaremos as atividades presenciais, pois muitos de vocês apenas viveram a web conferência! 

Agradecemos a participação de todos os estudantes da graduação e pós-graduação, e desejamos a todos um feliz final de ciclo, e que o sol brilhe forte para todos em 2024. 

Um fraterno abraço Equipe do Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí

Nenhum comentário: