"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sábado, 30 de agosto de 2025

Ensino de História Ambiental na Educação Básica: possibilidades.

Imagem de IA
O ser humano sempre esteve entrelaçado ao meio ambiente, moldando-o e sendo moldado por ele ao longo do tempo. No entanto, por muito tempo, essa relação foi pouco explorada nas aulas de História. Hoje, diante dos desafios ambientais, o que vivemos no antropoceno, o ensino de História Ambiental emerge como uma ferramenta poderosa para formar cidadãos críticos e conscientes. Ao pensar no assunto, levantei três fontes para analisar e falarei delas, e pontuo algumas observações sobre como integrar a História Ambiental na Educação Básica, na sala de aula!


O primeiro texto que analisamos foi Fabrício Viana Almeida, intitulado Aprendizagem histórica ambiental: a relação entre História local e o território ambiental do Rio Lontra como estratégia de ensino de História no Colégio Estadual Rui Barbosa - Araguaína-TO,  trata de um exemplo concreto, sendo até guia, Almeida demonstra como a história local de uma cidade e seu território ambiental (no caso, o rio Lontra em Araguaína-TO) podem ser usados como ponto de partida para discutir a poluição e as transformações ambientais ao longo do tempo. A pesquisa usou uma abordagem qualitativa-quantitativa e o método de pesquisa-ação, envolveu estudantes na investigação, produção de material pedagógico e disseminação de conhecimentos para sensibilizar a comunidade para a causa ambiental. O trabalho resultou na criação de um Guia de Orientação em formato e-book (PDF) para auxiliar na sala de aula, apresentando uma estratégia de ensino de oito etapas. Uma atividade muito legal, integrando a História Ambiental, História Local,  onde o aluno vive, com questões ambientais mais amplas.

O segundo texto foi o trabalho de Stephany Beatriz de Souza Silvestre, História e meio ambiente: ensino de história ambiental na educação básica e suas possibilidades, que realiza uma análise sobre o surgimento da História Ambiental como campo de estudo, suas problemáticas e as possibilidades de sua inclusão na educação básica. Silvestre destaca a importância de superar o antropocentrismo (visão de que o ser humano é o centro de tudo e o principal causador de problemas ambientais), reconhecendo que a natureza também é um agente ativo na história. O artigo reforça a necessidade da interdisciplinaridade, incentivando o diálogo entre História e outras áreas como Biologia, Química e Geografia para uma compreensão mais completa. Além disso, aponta os marcos legais e educacionais que apoiam a inclusão da História Ambiental, como a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (1981), a Lei da Educação Ambiental (1999) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preveem a análise de processos ambientais em diferentes escalas. 

A terceira fonte é de Evandro Cardoso do Nascimento, O ensino de história ambiental na educação básica: uma Aula-Oficina sobre a pré-história, apresenta uma metodologia para o ensino de História Ambiental através de "Aula-Oficina", aplicada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Ele explica uma metodologia ativa e participativa, a Aula-Oficina, que transforma a sala de aula em um espaço de produção de conhecimento. O estudo mostra como utilizar fontes históricas não-tradicionais, como as pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, para reconstruir ambientes naturais do passado (paleoambiente) e discutir sobre as mudanças climáticas. A abordagem visa ao desenvolvimento da consciência histórica genética dos estudantes, fazendo-os perceber que o meio ambiente não é estático e que as experiências humanas ocorrem em constante interação com o mundo natural, conectando passado, presente e futuro. A Aula-Oficina valoriza o conhecimento prévio dos alunos, a interpretação de fontes e a produção de narrativas históricas, tornando o aluno protagonista de sua aprendizagem.

É um tema muito interessante, o ensino de Historia Ambiental, e essa dimensão é fundamental em muitas outras análises. Como exemplo a política do café com Leite, os ciclos econômicos, isso tudo leva um pouco de natureza como elemento norteador e agente de transformação da história. Integrar a História Ambiental no ensino é não só possível, mas necessário! A história do Brasil pode ser compreendida de forma mais completa e significativa através da lente da História Ambiental, pois nossa história é movida em muitos momentos por elementos naturais, como o pau-brasil, a cana-de-açúcar, o ouro, o café e, mais recentemente, a agropecuária e a mineração, não apenas moldou a economia, mas também definiu as estruturas sociais, os conflitos territoriais e a própria identidade nacional. Essa abordagem evidencia que a natureza não foi meramente um palco ou recurso passivo, mas um agente ativo que influenciou decisões políticas, rotas de expansão e até mesmo a resistência de povos indígenas e comunidades tradicionais, desvendando as raízes profundas dos desafios socioambientais contemporâneos.

Para fazer um aula de História Ambiental comece pelo local e o cotidiano dos estudantes, identifique problemas locais, explorando questões ambientais presentes na comunidade, como a poluição de um rio próximo, o desmatamento de uma área verde ou problemas com o lixo. Pode ser explorada a memória dos mais velhos, e a participação dos estudantes torna o aprendizado mais significativo, pois os alunos se conectam com a realidade em que vivem. Conecte a história da escola e da cidade, e para isso realize uma pesquisa com os estudantes identificando a história do bairro, da escola ou do município. Muitas cidades surgiram e se desenvolveram em torno de rios ou florestas, e suas histórias estão entrelaçadas com as transformações ambientais. Monte uma cronologia e verifiquem como o ambiente se transformou. Debata os resultados em sala, monte um exposição!

É possível desenvolver diversas atividades de ensino de História Ambiental estando integrada a outros componentes circulares, assim dialogue com outras disciplinas para integrar o seu projeto, isso é importante para a História Ambiental, e procure parcerias com professores de Biologia, Geografia, Química e até de Artes. Discutir temas ambientais sob diferentes perspectivas enriquece o aprendizado e oferece uma compreensão mais completa. Use documentos curriculares como a BNCC e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU já oferecem diretrizes para a abordagem de temas ambientais e a integração entre diferentes áreas do conhecimento. 

Com os estudantes utilize Metodologias Ativas e diversos tipos de fontes. Metodologias como Pesquisa-Ação e Aula Oficina, como olhamos no estudo acima,  possibilitam engajar os alunos em projetos de pesquisa, onde eles são os protagonistas, incentivando os estudantes a investigar, coletar dados, produzir materiais e disseminar o conhecimento. E é claro, diversifique nas fontes, vá além dos livros didáticos e utilize fotos antigas, mapas, relatos de viajantes, jornais, documentos governamentais, mitos, lendas e até pinturas rupestres. Essas fontes podem revelar como as sociedades do passado interagiam com a natureza e como os ambientes mudaram. Vídeos e simuladores virtuais de ecossistemas também são recursos didáticos valiosos. Se possível, leve os alunos para fora da sala de aula. Visitas a áreas protegidas, rios ou locais históricos na comunidade podem enriquecer a experiência e a percepção ambiental.

Ajude os estudantes a entender que as transformações ambientais não são um fenômeno recente, mas parte de um processo histórico contínuo. Como vimos em um dos estudos acima, a poluição do rio Lontra, por exemplo, tem raízes em eventos como a construção de rodovias e usinas hidrelétricas décadas atrás. Desafie a ideia de que a natureza é apenas um pano de fundo para a ação humana. Mostre como fenômenos naturais (clima, relevo, hidrografia) influenciam e são influenciados pelas sociedades. 
Ao compreender as causas históricas dos problemas ambientais, os alunos podem desenvolver um senso de responsabilidade e propor soluções para o presente e o futuro, tornando-se cidadãos mais atuantes. Assim ensinar História Ambiental é uma oportunidade de construir um conhecimento mais completo e significativo, capacitando os estudantes a serem agentes de mudança em um mundo que exige cada vez mais sensibilidade e compromisso com a preservação do meio ambiente.

Fontes:




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